Coordenação de Atenção Primária anuncia fechamento de tendas de dengue

A Coordenação de Atenção Primária à Saúde anunciou fechamento das tendas próprias de atendimento aos pacientes com dengue, em resposta às diversas queixas dos conselhos profissionais de saúde e recente interdição ética do Conselho Regional de Medicina (CRM-DF). Os pacientes serão direcionados para receberem cuidados dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas tendas terceirizadas.

Essa decisão visa atender às demandas por melhorias na infraestrutura de atendimento, garantindo uma assistência adequada. “Vale ressaltar que as tendas terceirizadas chegaram somente depois do pico mais alto da epidemia”, explica o presidente do Coren-DF Elissandro Noronha.

A UBS é um ambiente com estrutura melhor equipada para atender os pacientes e os profissionais de saúde. Elissandro ressalta que os recursos das tendas terceirizadas precisa se adequar às doenças respiratórias sazonais que ocorrem durante o ano. “Uma adequação urgente em que a SES-DF precisa atuar é em estratégias de atendimento voltado à doenças respiratórias sazonais, não podemos restringir o atendimento apenas à dengue. Assim, é possível evitar desassistência e sobrecarga dos profissionais de Enfermagem, que poderão atuar com o dimensionamento adequado”, conclui Elissandro.

Urge a necessidade da Coordenação de Atenção Primária planeje melhorias para os próximos anos, garantindo que a Enfermagem tenha dignidade no trabalho e que a população receba um atendimento de qualidade.

O DF chegou a 270 óbtos por dengue em 2024, ultrapassando a soma dos casos registrados nos últimos 19 anos na capital federal, além de 224.935 mil casos prováveis da doença, registrados desde o início do ano. O DF é a unidade com maior incidência da doença no país, sendo um dos locais de maior preocupação para o Ministério da Saúde.

Fonte: Ascom – Coren-DF