Fiscalização do Coren-DF conclui mais um alinhamento mensal de RTs

O Departamento de Fiscalização (Defis) do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) concluiu mais uma semana de alinhamento mensal com os Responsáveis Técnicos, nos dias 20 e 21/03. Os encontros têm o objetivo de promover a excelência na prática profissional e o cumprimento das diretrizes estabelecidas pelas Resolução Cofen 727/2023, que atualiza a norma técnica para Anotação de Responsabilidade Técnica pelo Serviço de Enfermagem e define as atribuições do enfermeiro Responsável Técnico e a Resolução 685/2022, que institui a concessão de Anotação de Responsabilidade Técnica nos Serviços de Enfermagem prestados de forma autônoma e/ou liberal.

“Neste encontro mensal, temos a oportunidade de revisar e discutir as melhores práticas, atualizações regulatórias e desafios enfrentados na atuação dos enfermeiros responsáveis técnicos, além de orientá-los sobre o processo de fiscalização do Conselho”, explica a chefe do Departamento de Fiscalização Janaina Carvalho.

Realizado mensalmente, o encontro proporciona experiências, troca de conhecimento e aborda questões específicas relacionadas às funções do RT, além de explorar ferramentas e recursos que podem auxiliar no gerenciamento eficaz de equipes, na promoção da segurança do paciente e no cumprimento das normas e regulamentos vigentes.

“Ao participar do alinhamento mensal, cada um contribui, não apenas para o aprimoramento de suas habilidades profissionais, mas também para o fortalecimento da Enfermagem como um todo. Nossas discussões e colaborações têm o poder de impactar positivamente na qualidade dos serviços de saúde oferecidos em cada instituição e na comunidade em geral”, conclui Janaina.