Para Capes, Cofen é exemplo de fomento ao mestrado profissional

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) citou o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) como referência no fomento de mestrados profissionais, durante seminário sobre orientação de proposta de novos cursos realizado em junho. A afirmação é da diretora de avaliação da Capes Rita de Cássia Barata, que ressaltou o financiamento do Cofen para a abertura de vagas de mestrado profissional em enfermagem.

O Cofen e a Capes firmaram convênio em 2016 para a criação do maior programa de financiamento de mestrado profissional do Brasil. O acordo financia a abertura de 100 vagas gratuitas anuais em diversas universidades ao longo de cinco anos, totalizando 500 vagas. Com o mestrado, o conselho almeja reduzir o descompasso entre a mão-de-obra qualificada existente e as necessidades da saúde coletiva, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto tem foco na sistematização da assistência e na implementação do processo de enfermagem. É voltado para enfermeiros com vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde da rede pública municipal, estadual e federal, e nas instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao SUS.

A seleção de programas de mestrado foi coordenada pela Capes por meio de edital, com prioridade para as regiões Centro-oeste e Norte. As universidades da região Norte ainda não oferecem programas de mestrado profissional em enfermagem, mas o Cofen está trabalhando, juntamente com a CAPES, para fomentar a criação de programas.