Presidentes de regionais discutem novo código de ética de enfermagem

A Assembleia de Presidentes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais debaterá, nesta terça-feira (18/7), proposta do novo código de ética da enfermagem. O público poderá acompanhar o evento ao vivo pelo Facebook, na página do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Aprovado por mais de 300 delegados reunidos na I Conferência Nacional de Ética em Enfermagem (I Conaeenf), realizada em junho de 2017, a proposta de reformulação é resultado de amplo debate, iniciado por grupo de trabalho estabelecido pelo Cofen. Cada unidade da Federação encaminhou suas sugestões após encontros e conferências abertas aos profissionais de enfermagem, ouvidos também em consulta pública realizada no site do Federal.

O processo de reformulação do código de ética é inovador na história da enfermagem brasileira. Até então, as reformulações foram feitas baseadas na Lei 5.905/1973 (que cria os conselhos de enfermagem), segundo a qual compete ao Cofen “elaborar o Código de Deontologia de Enfermagem e alterá-lo, quando necessário, ouvidos os conselhos regionais”. “Fomos além, levando esse debate a todos os Conselhos Regionais, aos profissionais de Enfermagem e à sociedade, de maneira ampla”, afirma o presidente do conselho federal, Manoel Neri.

“O novo código de ética concilia a defesa da sociedade com a proteção ao bom profissional, trazendo avanços, especialmente nos casos de violência doméstica”, avalia o conselheiro federal Jebson Medeiros, coordenador do grupo de trabalho responsável pela reformulação. O novo código de ética traz ainda adequações às mudanças tecnológicas, orientando a conduta dos profissionais.