Senado faz pré-proposta para a Enfermagem; Entidades vão analisar valores

Senado coloca proposta de piso salarial na mesa: R$ 4.700 para enfermeiras(os); R$ 2.613 para técnicas(os) e R$ 2.300 para auxiliares. Você concorda?

A Enfermagem deu mais um passo significativo rumo à aprovação do Projeto de Lei 2.564/2020 pelo Senado Federal. Em audiência na tarde desta quarta-feira (25), representantes da categoria ouviram uma pré-proposta elaborada pelos senadores, que se comprometeram a votar o projeto nos próximos dias, caso os valores sejam aceitos pelas entidades.

De acordo com a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, a pré-proposta do Senado estipula pisos salariais no valor de R$ 4.700,00 para enfermeiros, R$ 2.613 para técnicos e de R$ 2.300 para auxiliares e parteiras. “Conselhos e sindicatos vão formar subcomissões para analisar esses valores e dar uma resposta aos senadores. Entendo que não é o ideal, mas seria um avanço fantástico, principalmente, para erradicar salários miseráveis e condições indignas de trabalho”, considera.

Além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), do autor do projeto, senador Fabiano Contarato (Rede/ES) e da relatora da proposta, senadora Zenaide Maia (Pros/RN), estiveram presentes à reunião membros de todos os blocos partidários, em um claro sinal da relevância da matéria no contexto atual. “O ótimo é inimigo do bom. A política é a arte do possível. Nós estamos dispostos a apoiar vocês, acreditamos que é o momento ideal. Entretanto, a categoria precisa entender o que é possível neste momento e continuar a lutar por mais adiante”, ponderou o senador Eduardo Braga (MDB/AM).

Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-RO), Elissandro Noronha, o momento é de decisão e a categoria precisa mostrar maturidade. “Precisamos ter senso de prioridade. Temos colegas trabalhando 44 horas por salário mínimo. Temos a chance de acabar com isso. A propósito, um piso no patamar colocado pelo Senado já seria um dos maiores entre todas as categorias profissionais do Brasil”, emendou.

Além do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Enfermagem (Cofen/Coren), entidades sindicais participaram da audiência.

Comments are closed.