O que procura?

Encontre serviços e informações

Coren-DF participa de apresentação das ações do Ministério da Saúde, no Palácio do Planalto

Nesta segunda-feira (08/4), o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Elissandro Noronha, marcou presença na apresentação do balanço de ações realizadas pelo Ministério da Saúde. O evento, que ocorreu no Palácio do Planalto, contou com a presença do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, e foi conduzido pela ministra da saúde, Nísia Trindade.

O presidente do Coren-DF reafirmou o compromisso da Enfermagem com a saúde pública e destaca a importância do trabalho conjunto entre as entidades e o governo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. “A Enfermagem possui papel fundamental na promoção da saúde e na busca por soluções eficazes para os desafios enfrentados pelo sistema de saúde”, afirma.

O momento reuniu líderes e representantes de entidades da saúde a fim de discutir e celebrar os avanços alcançados pelo ministério. Nísia apresentou o panorama da saúde em que o Brasil se encontrava em 2022, com queda histórica das coberturas vacinais, 4 mil equipes de saúde da família sem médicos, risco de extinção da farmácia popular, além do Brasil ocupar o 2º lugar em países com a maior quantidade de mortes na pandemia.

A ministra apresentou também programas que serão retomados, atualizados e ampliados, como a famácia popular, redução de filas de cirurgia eletivas, mais médicos, políticas de saúde indígena, fortalecimento da saúde da família, saúde da mulher, Brasil sorridente, apoio a rede de Atenção Psicossocial, SAMU para todos, e uma novidade: o programa Mais Acesso a Especialistas, que permite que cada cidadão e profissional de saúde possa monitorar o ciclo de cuidado do SUS por meio de tecnologias como o aplicativo Meu SUS Digital.

O programa passa a ofertar outras possibilidades de encaminhamento, reduzindo o tempo de espera, buscando o paciente quando for necessário que ele se trate sem demora e, até mesmo, quando possível, garantindo atendimento na Atenção Primária, por telessaúde. A iniciativa vai permitir um diagnóstico mais ágil e o tratamento adequado, ampliando a assistência na Atenção Primária.

Durante a cerimônia, Lula protagonizou um momento emblemático ao tomar a vacina da gripe diante dos presentes. Essa ação teve como objetivo incentivar a imunização em toda a população do Distrito Federal. Além disso, Zé Gotinha também marcou presença, trazendo consigo a mensagem de conscientização sobre a importância da vacinação, principalmente entre as crianças.

Fonte: Ascon – Coren-DF