O que procura?

Encontre serviços e informações

Rede pública do DF tem déficit de mais de 6 mil profissionais de saúde

Dados obtidos com exclusividade via Lei de Acesso à Informação (LAI), mostram que faltam mais de 6.300 médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem na rede pública de saúde. Faltam mais de 3 mil técnicos de Enfermagem em toda a rede pública, 1.533 enfermeiros e 1.765 médicos em todo o DF.

O hospital com o maior déficit é o Hospital Regional de Taguatinga, onde faltam 487 técnicos em Enfermagem e 223 enfermeiros. O presidente do Conselho Regional de Enfermagem aponta o papel da Secretaria de Saúde em obter formas de suprir esse qquantitativo de profissionais para ofertar um serviço melhor à população. “Essa falta de profissionais, muitas vezes até já está planejada, porque você tem um relatório ao longo do ano que prevê um número médio de adoecimento dos profissionais, que agrava muito a situação. O Distrito Federal enfrenta uma das suas maiores epidemias de dengue, na qual os profissionais de saúde também adoecem, explica Elissandro Noronha.

Os profissionais de saúde, que preferem não ser identificados, também relatam dificuldades. “A qualidade da assistência fica bem comprometida com o número reduzido de profissionais, sem contar com os afastamentos legais que ocorrem pelo adoecimento desses profissionais por exaustão, porque adoecem também pelas mesmas doenças, bem de outras doenças de fato contagiosas. Tiveram algumas nomeações, porém essas nomeações não superam a necessidade da Secretaria de Saúde”, afirmam.

A Secretaria de Saúde afirma que em 2023 nomeou 1.685 profissionais entre médicos, enfermeiros, dentistas e outros especialistas em saúde. Em 2024 foram 700 chamamentos, entre técnicos, enfermeiros, médicos, agentes de vigilância ambiental e atenção comunitária à saúde.

A secretaria diz também que os profissionais que atendem nas tendas da dengue são deslocados das UBSs, mas que tem se esforçado para compatibilizar as escalas e que nessa gestão otimizou fluxos de trabalho e instituiu uma política de atenção à saúde e valorização dos servidores.

Confira a íntegra da reportagem, disponível no link.

Fonte: Ascom Coren-DF, com informações do G1