Coren-DF notificará HRG após denúncia sobre nomeações indevidas

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), após denúncia protocolada ontem (21), pelo Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF), notificará o Hospital Regional do Gama (HRG), a respeito de nomeações para cargos privativos de enfermeiros.

A denúncia foi formalizada e protocolada no Coren-DF, pela presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio e o secretário-geral, Jorge Henrique. A motivação foram as denúncias feitas por enfermeiros do HRG. Segundo o SindEnfermeiro-DF, as queixas são contra gestores da instituição, que vão desde condições de trabalho e déficit de pessoal, até o mais grave, assédio moral generalizado contra todos os servidores, incluindo enfermeiros supervisores a assistenciais. A queixa se estende ainda à coação e opressão dos profissionais sempre enfatizando sua influência com o governo e parlamentares.

O presidente do Coren-DF, Dr Marcos Wesley Feitosa, recebeu os representantes do SindEnfermeiro, acordada a apuração da denúncia, bem como a atuação do Conselho em tomar todas as medidas cabíveis. “A gerência de enfermagem do Hospital Regional do Gama será notificada e será solicitado imediatamente o afastamento de qualquer profissional que não seja enfermeiro e que exerça a função de direção, supervisão e orientação da equipe de enfermagem”,
ressaltou Marcos Wesley.

O secretário-geral do SindEnfermeiro-DF, Jorge Henrique, falou sobre uma série de atitudes tomadas pela direção do HRG, que foram denunciadas ao Coren-DF, “Uma situação inadmissível é que a gestão do hospital cogitou, de forma arbitrária, a possibilidade de fechar a classificação de risco, que é feita pelos enfermeiros como forma de estabelecer o fluxo de atendimento dos pacientes dentro da instituição”.

O secretário apontou ainda que, além de ameaçar fechar a classificação de risco, a direção do HRG pretende implementar um acolhimento que seria feito sem base nos protocolos estabelecidos, e que seria executado por outros profissionais que não possuem o mesmo treinamento que os enfermeiros têm.

Fiscalização

O Coren-DF é o responsável por fiscalizar o exercício da profissão, fiscalizar o cumprimento da Lei do Exercício Profissional (Lei nº 7.498/86), zelar pelo bom conceito da profissão e dos que a exerçam, bem como pelo acatamento do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

A Fiscalização do Coren-DF notificará os responsáveis para proceder com os devidos afastamentos de profissionais ocupando cargos privativos de enfermeiro. Também notificará para que o HRG se manifeste quanto as informações de possível fechamento da Classificação de Risco do hospital e respectivos protocolos que excluem enfermeiros dessa atividade que é de natureza exclusiva dessa profissão, dentro da equipe de enfermagem.

“Vamos intensificar o trabalho dessa apuração e a formalização dos afastamentos serão divulgados por meio da Assessoria do Coren-DF, em nossos canais de comunicação,“ assegurou a gerente de fiscalização do Coren-DF, Daniela Bonacasata.

Foto: ASCOM-SindEnfermeiro