Coren-DF protocola ofício em prol da saúde do DF

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Dr. Marcos Wesley Feitosa protocolou, pessoalmente, nesta quinta-feira (23), 24 ofícios, endereçados diretamente aos deputados da Câmara Legislativa do DF em atenção ao Projeto de Lei encaminhado pelo governador, Ibaneis Rocha, que prevê mudanças no sistema de saúde pública da capital.

O objetivo do documento é a retirada imediata do PL de pauta. Para Dr. Marcos Wesley, se o projeto for votado poderá trazer riscos para os profissionais de enfermagem. “Este Conselho tem como um dos principais papéis zelar pelo bom exercício da profissão. A enfermagem é a maior mão de obra do Sistema Único de Saúde da DF e será uma das áreas mais afetadas pela mudança do sistema de saúde, podendo refletir na qualidade das condições de trabalho e no serviço prestado à população”, afirmou.

O conselho entende que mudanças tão profundas no sistema de gestão da saúde pública da capital federal devem ser amplamente discutidas com a população, servidores e interessados do setor. Por isso, estará presente no Ato Unificado em Defesa da Saúde, que será nesta quinta-feira (24), na Câmara Legislativa do DF, à 13h, convocando, juntamente com outros profissionais da saúde, a retirada imediata da proposta de pauta.

O projeto

A proposta, tida como emergencial pelo executivo, prevê que o Instituto Hospital de Base, atual responsável pelo gerenciamento do maior hospital público do DF, se torne uma organização e passe a administrar, inicialmente, o Hospital de Santa Maria e as seis Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) deixando em aberto a possibilidade de abranger toda a rede de saúde do DF, incluindo os centros de saúde. Além de trazer a possível extinção dos planos de carreira dos servidores públicos, bem como a transferência dos mesmos para outras secretarias.