Programação do 20º CBCENF tem Leonardo Boff, Drauzio Varella e Leandro Karnal

A comissão científica do 20º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) divulgou a programação completa do evento, que acontecerá de 6 a 10 de novembro, no Rio de Janeiro. Os mais de 8 mil inscritos podem se preparar para uma intensa agenda com mesas redondas, apresentações de trabalhos, minicursos, oficinas e lançamentos de livros.

A palestra magna “Cuidar da vida: sustentabilidade, espiritualidade e resiliência”, do teólogo Leonardo Boff, abrirá a programação do congresso em 07 de novembro. Estão confirmadas, ainda, palestras do filósofo Leandro Karnal (8/11) e do médico Drauzio Varella (9/11), que apresentará análise do atendimento da população pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e planos de saúde.

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) vai participar de mesa redonda sobre a jornada semanal de 30 horas, reivindicação histórica da enfermagem. Também na área legislativa, haverá debate sobre o Projeto de Lei 4.930/2016, que cria o exame de suficiência obrigatório para futuros profissionais de enfermagem, com presença prevista do autor da proposta, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA). O impacto da reforma trabalhista e previdenciária para a enfermagem será tema de mesa redonda com a deputada estadual do Rio de Janeiro Enfermeira Rejane e a advogada Suzani Ferraro, da Comissão de Previdência Social da seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ).

O Novo Código de Ética em Enfermagem será tema de mesa redonda em 07 de novembro. Encontros institucionais também marcam a programação do 20º CBCENF, maior evento anual da área de saúde da América Latina. “O 20º CBCENF será um marco para a enfermagem. Além da intensa programação científica, receberemos encontros internacionais e setoriais”, explica o conselheiro Leocarlos Cartaxo, coordenador científico do congresso, que receberá eventos como a Conferência Latinoamericana e Caribenha de Enfermagem, a reunião da junta diretiva do Conselho Internacional de Enfermagem, o Encontro Latinoamericano de Enfermagem e Saúde Mental, encontros de profissionais militares, de técnicos e auxiliares de enfermagem, encontro técnico de saúde da mulher, entre outros.

Os lotes de inscrições prévias para o congresso estão esgotados, com interesse recorde do público. Serão disponibilizadas mil vagas para inscrição no local.

20º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF)

Quando: de 06 a 10 de novembro de 2017.

Onde: Riocentro, localizado na avenida Salvador Allende, 6555. Barra da Tijuca, Rio de Janeiro-RJ.

Programação: clique aqui.