20º CBCENF é destaque na revista Nursing

A enfermagem brasileira prepara-se para seu maior encontro, o 20º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que acontece de 6 a 10 de novembro no Rio de Janeiro. Para saber o que esperar e o que esteve por trás da concepção da vigésima edição do evento, a Revista Nursing conversou com a conselheira do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e membro da comissão científica do congresso,  Dorisdaia Carvalho de Humerez. Em meio à crise política e econômica pela qual o Brasil passa, profissionais de todo o país reúnem-se em busca de informação especializada, troca de conhecimento, desenvolvimento científico e inovação, celebrando a prática e os desafios de quem atua em uma das áreas mais multifacetadas da saúde.

Revista Nursing: O CBCENF está chegando à 20ª edição em 2017. O que isso representa para a enfermagem brasileira?

Renovação e ampliação de temas importantes para a enfermagem. O Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem se consolidou como maior evento científico anual da área de saúde na América Latina. Em todos os eventos temos buscado inovar. Naturalmente que o CBCENF tem identidade própria. Sempre tivemos alta quantidade de público. Já temos oito mil congressistas inscritos. Acreditamos que vamos superar na quantidade e qualidade nesse congresso.

Nursing: Como o grande tema do congresso, “Dimensões do cuidado de enfermagem: interfaces nos cenários da prática profissional”, reflete a prática e as necessidades do profissional de enfermagem?

A escolha do tema da 20ª edição do CBCENF já vinha sendo pensada em anos anteriores, em decorrência da expansão da prática profissional, bem como da multiplicidade, diversidade e adversidades do cuidado nos contextos institucionais. Nesse sentido, a comissão científica se debruçou sobre o tema em epígrafe em face do aumento progressivo do cuidado multifacetado que envolve que envolve as estratégias inter, multi e transdisciplinar.

Nursing: Um dos destaques da organização desta edição do congresso é a gratuidade das inscrições antecipadas para profissionais e estudantes de enfermagem. Como isso foi feito? Por que tomaram essa decisão? Pretendem manter essa iniciativa no futuro?

O congresso é de profissionais de enfermagem. Esse investimento é em favor da categoria, ou seja de ampliação de conhecimento. A plenária do Conselho Federal de Enfermagem decidiu pela gratuidade para assegurar a possibilidade de participação dos profissionais, considerando o contexto de crise no Brasil e, especialmente, no Rio de Janeiro.

Nursing: Como estão as expectativas para a programação científica? O que já pode destacar?

As expectativas da comissão científica são altas. Temos atuado de forma incansável. Os congressistas podem esperar muitas inovações. Visitas técnicas guiadas a instituições de saúde, participação de estudantes voluntários com envolvimento das instituições de ensino do Rio de Janeiro, grandes palestrantes e muitos nomes representativos da enfermagem brasileira vão desfilar e compartilhar seu conhecimento com os congressistas. Os membros da comissão planejam uma programação atraente, que envolva todas as áreas da enfermagem, alinhada ao eixo temático do evento e com participação de profissionais renomados.

Nursing: O Rio de Janeiro passa por uma crise histórica. O que significa para a enfermagem do estado, e também para a de todo o Brasil, realizar o CBCENF na capital fluminense?

O Rio passa por uma crise histórica, mas também todo nosso país. Realizar o CBCENF no Rio será uma oportunidade de compartilhar experiências com um dos maiores centros de assistência de enfermagem e saúde do país. Vale ressaltar que, na edição deste ano, ocorrerão três eventos internacionais, que darão nova configuração ao congresso, propiciando análise, reflexões sobre as questões da profissão e perspectivas futuras.

Realizar o CBCENF no Rio de Janeiro é também um sinal do nosso apoio aos profissionais cariocas, nesse contexto difícil atravessado pelo estado. Oferecemos inscrições antecipadas gratuitas de modo a assegurar que a crise não seja um impeditivo à participação dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de todo o país e, especialmente, aos da rede pública do Rio de Janeiro, que enfrentam atrasos nos salários.

Nursing: Qual a importância de sediar, durante o congresso, a Conferência Latinoamericana e Caribenha de Enfermagem?

Uma grande importância será a participação de membros do Conselho Internacional de Enfermagem (CIE) que, junto ao Cofen, definiram a realização da Conferência Latinoamericana e Caribenha de Enfermagem durante o 20º CBCENF. Também foi confirmada a reunião da junta diretiva do CIE, que ocorrerá na semana que antecede o CBCENF. A nova presidente do CIE, Annette Kennedy, confirmou a palestra “Liderança da enfermagem no mundo” a ser ministrada no CBCENF.

Nursing: Os congressistas podem esperar por novidades, surpresas?

Dentre as inovações, teremos o Encontro Latinoamericano de Enfermagem em Saúde Mental, as visitas técnicas guiadas e grandes simulações na área da ação de enfermagem em urgência e emergência, atuação forte da atenção básica.

Nursing: Alguma recomendação ou dica para se aproveitar ao máximo o CBCENF 2017?

Estamos concluindo uma programação científica arrojada, incluindo palestrantes com notório saber, com reconhecimento em nível nacional e internacional, além de visitas técnicas às instituições de saúde e outras no decorrer do congresso.