Enfermeiros lotam primeiro dia do curso de habilitação em PICC no HUB

O tesoureiro do Coren-DF, Adriano Araújo; a chefe da unidade de educação continuada do HUB, Juliana da Mata; e o enfermeiro e instrutor do curso, Fernando Carlos da Silva

Começou hoje, 24 de agosto, o primeiro dia do curso de habilitação em passagem de cateter central de inserção periférica (PICC, em inglês), ministrado pelo enfermeiro Fernando Carlos da Silva, responsável técnico do centro de oncologia do Hospital Sírio Libanês. O curso foi realizado em parceria com o Hospital Universitário de Brasília (HUB). O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) sorteou 10 vagas para enfermeiros regularmente inscritos.

Segundo o tesoureiro do Coren-DF, Adriano Araújo, a cooperação com unidades de saúde e empresas que promovem capacitação na área permitiu que a autarquia expandisse o leque de cursos oferecidos. “Nosso maior objetivo com essas ações de parceria é qualificar os profissionais de enfermagem para aprimorar os serviços de grande relevância que prestam à população”, ressalta.

Essa é a segunda vez que o Coren-DF firma parceria para promover habilitação em passagem de PICC, procedimento executado apenas pelos enfermeiros, conforme determinado na Lei 7.498/1986 e na Resolução Cofen 258/2001. A expectativa é abrir mais turmas ainda em 2017, tendo em vista a quantidade de solicitações dos profissionais de enfermagem.