O que procura?

Encontre serviços e informações

Academia IPÊ dá posse a membros internacionais

A Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem (IPÊ), que congrega profissionais de enfermagem autores de poesias e demais gêneros literários, empossou os primeiros membros estrangeiros da entidade: o professor espanhol José Siles González, catedrático da Universidad de Alicante-Espanha, e o enfermeiro português Ricardo Jorge Sousa Fonseca. A cerimônia histórica aconteceu em Lisboa, Portugal, em 03 de junho, com o apoio da Associação Portuguesa de Enfermeiros e da Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias, da Universidade Autónoma de Lisboa.

Durante a solenidade acadêmica, foi realizada homenagem póstuma à enfermeira portuguesa Marília Pais Viterbo de Freitas, patronesse da Academia IPÊ na cadeira nº 15, ocupada atualmente pelo enfermeiro brasileiro Ricardo José Oliveira Mouta. A academia concedeu ainda o título de personalidade benemérita ao enfermeiro português João José Santos Fernandes, presidente da Associação Portuguesa de Enfermeiros.

A presidente da Academia IPÊ, Onã Silva, ao lado dos acadêmicos empossados José Siles González (Espanha) e Ricardo Jorge Sousa Fonseca (Portugal), e da secretária-geral da academia, Célia Maísa Ferreira Felipe.
A presidente da Academia IPÊ, Onã Silva, ao lado dos acadêmicos empossados José Siles González (Espanha) e Ricardo Jorge Sousa Fonseca (Portugal), e da secretária-geral da academia, Célia Maísa Ferreira Felipe.

Para a presidente da Academia IPÊ, enfermeira Onã Silva, o intercâmbio internacional beneficia a construção e difusão do conhecimento estético da enfermagem. “O Coren-DF esteve junto à Academia IPÊ por intermédio da bandeira nacional da autarquia, que abrilhantou o cenário da cerimônia em terras portuguesas”, destacou Onã.

Participaram do evento o presidente da Associação Nacional de História da Enfermagem, Óscar Manuel Ferreira Ramos, e a vice-presidente da associação, Helga Marília Rafael Henriques, e personalidades da enfermagem portuguesa ligadas à Ordem dos Enfermeiros, à Associação Portuguesa de Enfermeiros e a escolas de enfermagem.16

Comments are closed.