Cofen inaugura espaço cultural em Brasília

A exposição “Dimensões: um olhar sobre os detalhes” inaugura o Espaço Cultural Enf. Dr. Elioenai Dornelles Alves, na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e está aberta ao público até 30 de setembro. Com entrada franca, a mostra traz os trabalhos de 12 integrantes da Associação Candanga de Artistas Visuais de Brasília (Acav) e propicia ao visitante um momento meditativo, promovendo, através do olhar, a busca interior e o diálogo entre observador e artista, flertando com o minimalismo.

Localizado no lobby do Cofen, o espaço cultural privilegia o trabalho de profissionais de enfermagem e exposições que dialoguem com a profissão, muitas vezes chamada de arte e ciência do cuidado. A próxima mostra prevista apresentará a evolução histórica de indumentárias da enfermagem, com peças do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (Munean). “Arte não é apenas entretenimento. É emoção, sentimento. Não pergunte ao artista o que ele pensou ao pintar uma obra, mas o que sentiu”, explica a integrante do grupo de curadores do espaço cultural e uma das artistas que participam da exposição inaugural, enfermeira Isabel Sousa.

O nome escolhido para o espaço cultural homenageia o enfermeiro Elioenai Dornelles Alves, um dos idealizadores e criadores do programa de pós-graduação em enfermagem da Universidade de Brasília (UnB), onde também foi homenageado como professor emérito. Com longa trajetória acadêmica, Elioenai Alves coordenou a Câmara de Pesquisa do Cofen de 2009 a 2010. Em 2014, recebeu do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) o prêmio de Excelência da Enfermagem Brasiliense.

Interessados em expor no espaço cultural do Cofen podem contatar a curadoria pelo telefone (61) 3329-5820 ou e-mail [email protected].

expocofenarte_fotoExposição “Dimensões: uma olhar sobre os detalhes”

Quando: de 17 de agosto a 30 de setembro. Aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Onde: Sede do Conselho Federal de Enfermagem, localizada no SCLN 304, bloco E – Asa Norte. Veja no mapa.

Entrada gratuita.