Imunização contra H1N1 é antecipada no DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal antecipou para 18 de abril o início da imunização das crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto e os trabalhadores de saúde da rede pública e privada contra a influenza A H1N1. A vacinação será feita em todos os centros de saúde da rede pública, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os demais públicos-alvo devem esperar o dia da campanha nacional de vacinação, em 30 de abril. O subsecretário de Vigilância à Saúde, Tiago Coelho, afirma que essa medida foi tomada em virtude do caráter atípico da letalidade do vírus.

De acordo com boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira, 8 de abril, pela Secretaria de Saúde, desde o início do ano há 85 suspeitas, 26 casos confirmados e três mortes pelo vírus da gripe H1N1 no Distrito Federal. “Excluindo 2009, quando houve uma epidemia mundial da doença, este é o período com mais mortes nas primeiras 13 semanas do ano”, afirmou Coelho. As três mortes confirmadas foram de moradoras de Águas Claras, do Paranoá e de Vicente Pires. Uma delas tinha mais de 60 anos e as outras duas estavam na faixa etária de 25 a 59 anos.

Mobilização nacional

A campanha nacional de vacinação contra gripe está marcada para 30 de abril. Na rede pública, a vacina é aplicada gratuitamente naqueles que apresentam maior risco de desenvolver complicações devido à influenza. São eles: pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, profissionais de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou de outras condições clínicas especiais.

O público-alvo é definido por protocolo do Ministério da Saúde, responsável ainda por distribuir as doses da vacina, assim como a medicação para combate à doença, o remédio antiviral Oseltamivir, que se chama Tamiflu comercialmente. É necessário ter a receita médica em duas vias, documento de identificação e o cartão nacional de saúde (que pode ser emitido quando for retirar o remédio).

O Distrito Federal tem em estoque 15 mil comprimidos do Tamiflu. Segundo Tiago Coelho, a quantidade é adequada para a realidade atual. “Ainda assim, estamos em processo de aquisição de mais medicamentos”, declarou.

Sintomas

A influenza – ou gripe, como é conhecida – é uma doença viral altamente transmissível. Ela afeta principalmente nariz, garganta, boca, brônquios e, ocasionalmente, pulmões. Os sintomas mais comuns são febre acima de 37,8 graus, calafrios, mal-estar, dores no corpo, dor de garganta, prostração, coriza e tosse seca.

A infecção dura cerca de uma semana e a transmissão ocorre entre as pessoas por meio das vias respiratórias. Para prevenir a doença, deve-se higienizar bem as mãos, evitar levá-las à boca, nariz e olhos, evitar aglomeração e procurar um médico se apresentar os sintomas.

Dezesseis unidades de saúde pública oferecem o Tamiflu também para pacientes da rede privada:

• Centro de Saúde nº 11 de Brasilia
  • Centro de Saúde nº 6 de Brasília (Adolescentro)
  • Centro de Saúde nº 1 de Brazlândia
  • Centro de Saúde nº 4 de Ceilândia
  • Centro de Saúde nº 5 do Gama
  • Centro de Saúde nº 1 do Guará
  • Centro de Saúde nº 2 do Núcleo Bandeirante
  • Centro de Saúde nº 1 do Paranoá
  • Centro de Saúde nº 1 de Planaltina
  • Centro de Saúde nº 2 do Recanto das Emas
  • Centro de Saúde nº 4 de Samambaia
  • Centro de Saúde nº 2 de Santa Maria
  • Centro de Saúde nº 1 de São Sebastiao
  • Centro de Saúde nº 1 de Sobradinho
  • Centro de Saúde nº 2 de Taguatinga
  • Farmácia ambulatorial do Hospital de Base

Texto atualizado em 18 de abril de 2016, às 10h15.