Cofen reprova quinze graduações em Enfermagem

O Conselho Federal de Enfermagem constatou irregularidades em 15 cursos superiores de Enfermagem. Todos foram considerados insatisfatórios, apresentando falhas relativas à carga horária, tempo de integralização, campos de estágio e até coordenação desempenhada por profissionais de outras áreas. Os pareceres desfavoráveis foram aprovados pelo plenário do Cofen nesta terça-feira, 11 de agosto.

“Ressaltamos a preocupação com a formação desses enfermeiros. Encontramos matrizes curriculares em desacordo como a carga horária mínima estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) e oferta incompatível com os campos de estágios e experiências práticas de formação, em especial com o número excessivo de vagas em cursos noturnos”, afirmou a conselheira federal Dórisdaia Humerez, coordenadora da Comissão de Avaliação MEC/Cofen, durante a reunião plenária do Federal.

O MEC é responsável por autorizar cursos de nível superior. Em cooperação firmada com o órgão, o Cofen faz avaliações de caráter consultivo. O conselho federal defende o veto ao registro de instituições de ensino superior que não atendam à legislação vigente e aos requisitos legais mínimos para a formação, incluindo carga horária de quatro mil horas integralizadas em cinco anos.