Curso de capacitação para responsáveis técnicos reúne mais de 100 profissionais

Mais de 100 profissionais de enfermagem participaram do 1º Curso de Capacitação dos Responsáveis Técnicos, realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF). O evento aconteceu durante toda a semana e abordou dimensionamento de pessoal de enfermagem (DPE) e sistematização da assistência de enfermagem (SAE), dois temas de grande dificuldade para os responsáveis técnicos de acordo com diagnóstico do Departamento de Fiscalização do Coren-DF. Cada hospital público e privado indicou o responsável técnico e mais dois enfermeiros.

O curso de capacitação aconteceu no auditório do Conselho Federal de Enfermagem, na Asa Norte. As palestras sobre DPE foram ministradas pelas enfermeiras fiscais do Coren-DF. Já o enfermeiro Rinaldo Neves, doutor em Ciências da Saúde e docente e enfermeiro da Secretaria de Saúde do DF, foi convidado para ministrar o conteúdo de sistematização da assistência de enfermagem.

Teoria e prática

Durante o curso, os profissionais tiraram dúvidas e aprenderam a elaborar o dimensionamento de pessoal de suas unidades. O cálculo foi ensinado passo a passo pelas enfermeiras fiscais do conselho, e exercícios foram aplicados para que os participantes resolvessem. Além das palestras, o evento foi uma oportunidade para trocar experiências e interagir com responsáveis técnicos de outras instituições do Distrito Federal.

Para a gerente de fiscalização do Coren-DF, Daniela Bonacasata, é imprescindível buscar a aplicabilidade da Enfermagem como ciência. “O curso forma multiplicadores do conhecimento sobre DPE e instiga a implantar e implementar a sistematização de assistência de enfermagem”, completa.

Na avaliação da enfermeira Thalita Soares, coordenadora da Câmara Técnica de Relações Intra/Interinstitucionais e Viabilização de Inovações, a participação dos responsáveis técnicos foi expressiva. “O curso trouxe mais conhecimento e segurança para esses profissionais. Eles sairão do curso mais motivados a cumprir as resoluções do Cofen sobre DPE e SAE, respaldados pelo Coren-DF nessa caminhada”, analisa.