2º Ecofis é marcado por discussões sobre diversos aspectos da Fiscalização


25.08.2010

Na presença do presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Dr. Manoel Carlos Neri da Silva, foi realizada na manhã de hoje (25), a abertura oficial do 2º Ecofis. A solenidade contou com a apresentação do grupo vocal piauiense Octeto e com as boas-vindas da presidente do Coren-PI, Dra. Fátima Sampaio. 

Quero, em primeiro lugar, manifestar a satisfação do Coren-PI em receber os demais representantes do Sistema Cofen/Corens para o Encontro de Coordenadores da Fiscalização. Agradecemos a todos por nos terem dado a oportunidade de sediar um evento dessa grandeza”, disse.

 
 
{pgslideshow id=149|width=400|height=300|delay=3000|image=L}

Em seguida ressaltou a importância do evento: “Buscamos abordar assuntos que reflitam o cotidiano desta atividade; pautado por questões como regimento, avaliação de desempenho, rotinas e capacitação. Desde ontem, quando foi iniciada a oficina Capacitação em Sistematização da Assistência em Enfermagem, estamos focados em discutir iniciativas que garantam o exercício legal da profissão. 

Palestras – A programação seguiu com a palestra “Papel e Responsabilidade do Coordenador de Fiscalização”, proferidas pelo Dr. Manoel Neri e Dr. Antonio Marcos Freire, conselheiro federal do Cofen e coordenador da CTFIS.“É cada vez maior a importância do trabalho das equipes de Fiscalização. Por isso temos que criar espaços como esse de discussão de nossas práticas, para aperfeiçoar ainda mais a nossa função de fiscalizar o exercício da profissão de enfermagem”, declarou Neri.

O presidente do Cofen pontuou sobre o constante trabalho da autarquia de investir na qualidade das suas atividades fins, a fiscalização e a disciplina da categoria. Como exemplo, citou os projetos Mais Fiscalização e Coren Móvel, que visam beneficiar o setor nos pequenos e médios conselhos regionais.

O dia também foi marcado pela mesa redonda sobre o papel do Sistema Cofen/ Conselhos Regionais na fiscalização de escolas de formação, coordenada pelo conselheiro federal Dr. Gelson Albuquerque, tendo Dra. Angela Nascimento, consultora de Gestão da Secretaria de Saúde de Pernambuco, e Dr. Davi Lopes Neto, da Câmara Técnica de Ensino e Pesquisa do Cofen, como debatedores.  

No turno da tarde, os participantes participaram de uma das principais novidades trazidas pelo Ecofis: a apresentação da nova proposta do Manual de Fiscalização e Programa de Capacitação para os Fiscais. Momento este conduzido pela conselheira federal e coordenadora geral das Câmaras Técnicas do Cofen, Dra. Nadir Soares Vila Nova, pelos membros da CTFIS e por Graziela Cahú, fiscal do Coren-PB.