PL distrital do descanso digno recebe primeiro parecer favorável

A deputada Liliane Roriz (PTB) emitiu parecer favorável à aprovação do Projeto de Lei 1.147/2016, que estabelece condições adequadas para o repouso dos profissionais de enfermagem. No documento divulgado nesta terça-feira, 20 de setembro, a parlamentar destaca que “a proposição é de extrema relevância e traz mais dignidade para os profissionais de enfermagem, criando reflexos na qualidade de assistência à população”.

A pesquisa Perfil da Enfermagem, um dos argumentos na justificativa do projeto, foi relembrado pela distrital. A análise realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem abordou a situação da infraestrutura de descanso no ambiente de trabalho da enfermagem.

“Entendemos que a ausência de condições adequadas para o descanso dos referidos trabalhadores, além de prejudicar a saúde desses profissionais, coloca em risco o bem-estar dos pacientes por eles atendidos. Além do mais, o projeto tem um forte impacto social, ao reconhecer as necessidades específicas dos profissionais de enfermagem, que trabalham longas jornadas em regime de plantão”, ressaltou Liliane Roriz.

O parecer será votado na Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa em data ainda a ser definida. O tesoureiro do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal, Adriano Araújo, torce para que a reunião aconteça em breve. “A enfermagem fica muito satisfeita com a análise favorável do projeto. Esperamos que os deputados possam aprová-lo logo”.

Comments are closed.