O que procura?

Encontre serviços e informações

O princípio da Enfermagem

A Enfermagem nasceu pelas mãos de mulheres e de homens que descobriram o poder revolucionário da ciência do cuidado. Ao longo do tempo, se desenvolveu como profissão por meio de trabalhadores anônimos, que hoje são reconhecidos como heróis. Guerreiros que estão no front de batalha diário, em defesa da vida. São Técnicas, Técnicos e Auxiliares em Enfermagem, a base forte de uma profissão que se torna maior a cada dia.

O reconhecimento que a categoria recebe no momento em que o país atravessa a pandemia mais grave de sua história deve se estender por todos os dias, pois não é de hoje que nossos profissionais enfrentam realidades difíceis e ajudam a salvar vidas. Na verdade, sempre foi assim e nunca foi fácil fazer esse trabalho. Mas hoje, todo mundo é capaz de entender a realidade dos profissionais que estão 24 horas por dia na beira do leito, fazendo o possível e o impossível para se desdobrar diante das adversidades da vida e da morte.

Até hoje, nossos profissionais são obrigados a conviver com a invisibilidade de um sistema que só aprendeu a reconhecer e admirar o status dos cargos, em detrimento do status do trabalho. Isso pode e deve mudar daqui em diante. Mais do que nunca, é necessário converter homenagens em direitos que foram historicamente negligenciados, para corrigir injustiças e dar dignidade profissional aos que movem as engrenagens dos sistemas de saúde.

O legado de Florence continua em nós, com cada vez mais empatia e humanização no atendimento aos pacientes. Não existe saúde sem cuidado. Não existe cuidado sem Enfermagem. Não existe Enfermagem sem Auxiliares, Técnicos e Técnicas. Esse princípio é determinante para a manutenção da vida.

Parabéns, Classe.

20 de maio | Dia das Técnicas, Técnicos e Auxiliares em Enfermagem
2020 | Ano Internacional da Enfermagem

Carinhosamente,

Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal