Fiscalização fecha mês de maio com números expressivos

Durante o mês de maio, o Departamento de Fiscalização (Defis) do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) recebeu 74 denúncias. Com base nessas informações, a equipe realizou 25 fiscalizações operativas, 94 apurações analíticas e 269 orientações técnicas.

Neste período, o Defis também realizou 478 atendimentos via e-mail ou Fale Conosco, para esclarecer dúvidas e prestar assistência à categoria. Nas visitas às instituições de saúde, além da apuração de denúncias e verificação das condições de funcionamento das unidades, as enfermeiras fiscais estão realizando o Levantamento Situacional de Riscos Relacionados à Covid-19.

Segundo a gerente de fiscalização, Dra. Sheila Costa Depollo, esse trabalho tem sido fundamental para melhorar as condições de segurança de profissionais e pacientes. “Estamos atuando com muito rigor, para debelar situações que coloquem em risco a integridade das pessoas. Vamos continuar firmes neste propósito, para assegurar a regularidade dos serviços de saúde”, destaca.

Segundo o presidente do Coren-DF, Dr. Marcos Wesley, as denúncias da categoria e da população são fundamentais para a assertividade do trabalho de fiscalização e controle. “Com as informações e provas que recebemos, conseguimos ir direto ao ponto e identificar as irregularidades com precisão. Assim, temos condições de cobrar soluções de maneira efetiva. A contribuição de todos é importante para alcançar nossos objetivos. Portanto, se souber de alguma irregularidade, denuncie”, orienta.

As denúncias devem ser feitas pelo canal FALE CONOSCO.