Coren-DF vai distribuir máscaras PFF2 doadas pelo Cofen

O tesoureiro do Cofen, Dr. Gilney Guerra, entrega 1.440 máscaras PFF2 ao presidente do Coren-DF, Dr. Marcos Wesley

Diante de 4.806 denúncias de falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) registradas pelos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren) em todo o país, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) decidiu realizar uma licitação emergencial para adquirir máscaras PFF2, que serão doadas aos profissionais que relatam a falta deste item básico de segurança. Nesta semana, a entidade recebeu a primeira parte de um lote com 100 mil unidades e começou a planejar a logística de distribuição.

Em Brasília, o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) vai ser responsável pela entrega das doações à categoria.“O mapeamento foi feito pelo nosso comitê de crise e vamos retornar aos locais onde faltava máscaras para suprir a necessidade. Embora essa responsabilidade seja dos gestores dos serviços de saúde, não podíamos deixar de tomar providências diante da falta de respostas por parte das autoridades competentes”, afirma o presidente do Coren-DF, Dr. Marcos Wesley.

Até aqui, o Coren-DF registrou 130 denúncias de falta de EPIs e, neste primeiro lote, recebeu 1.440 máscaras PFF2 para atender a demanda da categoria. De acordo com as primeiras estimativas, o DF vai receber um total de 6 mil máscaras para suprir a escassez durante a pandemia. A entrega das doações foi feita pelo 1º tesoureiro do Cofen, Dr. Gilney Guerra. “Em todo o país, já temos mais de 4 mil profissionais afastados por suspeita de contaminação e vamos fazer a nossa parte para reduzir o impacto da pandemia sobre a categoria”, disse.

Máscaras serão utilizadas por profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia de COVID-19

O uso das máscaras PFF2 e N95 é indicado em procedimentos de intubação ou aspiração traqueal, ventilação mecânica invasiva e não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, coletas de amostras nasotraqueais, entre outros procedimentos que gerem aerossóis. “A nossa compra emergencial busca contribuir com o esforço que governos e a iniciativa privada estão fazendo para reduzir os riscos de contaminação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate a pandemia”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

O presidente do Coren-DF destaca que é muito importante o registro das denúncias para orientar a atuação da fiscalização. “Se você trabalha em um lugar que tem irregularidades ou falta de EPIs, denuncie. A colaboração da categoria é determinante para que o nosso trabalho tenha efetividade”, finaliza Dr. Marcos Wesley.