Coren-DF recebe selo anticorrupção do TCU

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) recebeu o selo  do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) do Tribunal de Contas da União (TCU), como reconhecimento pelo cumprimento das recomendações exigidas pela Corte. A certificação é concedida aos órgãos da administração pública que cumprem os requisitos indicados pelo TCU, de integridade e prevenção à corrupção, entre outras medidas de transparência e
accountability.

“Estamos orgulhosos desse reconhecimento. Agradecemos a toda nossa equipe pelo empenho e pelos resultados. Esperamos continuar com a mesma fibra e com a mesma determinação, para conduzir o mandato com ética, honestidade, transparência e trabalho em prol da Enfermagem do DF”, afirma o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha.

O Programa de Integridade do TCU compreende regras e políticas com o objetivo de prevenir, identificar e combater fraudes e outros atos ilícitos. A adoção de procedimentos para a estruturação, execução e monitoramento do programa está prevista na portaria 57/19 da Controladoria-Geral da União (CGU), na Lei 12.846/13 (Lei Anticorrupção) e no Decreto nº 9.203/2021, que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e funcional. No âmbito do Conselho, a Portaria Coren-DF nº 387/2021 designa o Escritório de Gestão da Integridade.

O desafio agora é manter a qualidade do trabalho e atingir melhores resultados ainda. “O nosso trabalho é fundamental para melhorar as condições de exercício profissional da Enfermagem e da assistência de saúde. Precisamos ter em mente sempre a necessidade de melhorar a prestação de serviços públicos, de entregar melhores tecnologias e de trabalhar com austeridade. Alcançamos esse resultados porque pensamos assim”, considera o secretário do Coren-DF, Alberto César.