Coren-DF fiscaliza Hospital Regional de Planaltina

As denúncias recebidas sobre irregularidades no Hospital Regional de Planaltina (HRPL) procedem. De acordo com informações preliminares da fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), os profissionais estavam recebendo apenas uma máscara para um plantão de 12 horas. Após a constatação, os servidores passaram a receber 3 máscaras por turno de trabalho, em um kit que contém capote, gorro e luvas.

A fiscalização também constatou outro problema pontual. Os profissionais de Enfermagem foram destacados para fazer coleta de SWAB, mas não receberam treinamento para isso. Não obstante, a instituição alegou que providenciaria a capacitação nesta semana.

O HRPL não é referência para Covid-19, mas, no momento da fiscalização, havia 4 pacientes com suspeita de contaminação no Pronto Socorro. Eles devem ser encaminhados para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O isolamento está sendo bem feito.

A instituição conta com plano de contingência, sala de classificação de risco e área reservada para pacientes suspeitos leves. A sala amarela tem capacidade de atendimento para até 3 pacientes críticos, até a transferência ao hospital de referência. A Gerência de Enfermagem definiu roupa privativa para todo o PS.

Ponto positivo é a equipe de limpeza em regime de plantão: na iminência de um paciente suspeito na unidade, a assepsia do local é feita de maneira rápida e eficiente.

Álcool 70% líquido tem disponível em quantidade satisfatória. Entretanto, o álcool em gel disponível na instituição é fruto de doações e não está disponível em quantidade suficiente.

O Coren-DF vai continuar acompanhando a situação da unidade para garantir condições seguras de trabalho para a Enfermagem.