Coren-DF fiscaliza Hospital das Forças Armadas

Nesta segunda-feira (11), o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) fiscalizou o Hospital das Forças Armadas (HFA). A instituição montou tenda externa e contêineres, tanto para o atendimento médico quanto para coleta de exames em militares com sintomas do novo coronavírus. Após passar por esses procedimentos iniciais, o paciente que precisa ser observado vai para a sala amarela. Em caso de complicações, a estrutura que o hospital montou para atendimento à Covid-19 entra em operação.

São 14 leitos exclusivos para internação de pacientes com Covid-19 no 11º andar. Desses, 8 estão ocupados quando ocorreu a fiscalização. Há 10 leitos de UTI exclusivos para pacientes com coronavírus e a taxa de ocupação na segunda-feira (11) era de 30%.

Segundo a enfermeira fiscal Daniela Bonacasata, a instituição implantou fluxo unidirecional para Covid-19. Você entra por um lado e sai pelo oposto, onde tem um local para desinfecção e troca de roupa. O sistema é bem interessante.

O HFA afastou os profissionais que fazem parte dos grupos de risco da linha de frente do combate à Covid-19 e oferece programa de treinamento permanente para as equipe de Enfermagem atuarem durante a pandemia.

De acordo com dados preliminares da fiscalização, as condições gerais de proteção e exercício profissional são boas. Há EPIs suficientes para suprir a demanda de toda a equipe.