Coren-DF fiscaliza Clínica Recanto de Orientação Psicossocial

A fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) esteve na Clínica Recanto de Orientação Psicossocial, em Ceilândia, para realizar o levantamento situacional de riscos relacionados à Covid-19.

No momento da fiscalização, foi constatado o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados pela equipe de Enfermagem. Consultados pelos conselheiros Rinaldo de Souza Neves e Leila Gottems, os profissionais de Enfermagem relataram não haver problemas com o fornecimento dos equipamentos.

A fiscalização observou a utilização de máscaras por todos os profissionais que estavam atuando e pacientes internados, mudança na rotina da higiene e limpeza das superfícies e espaços da clínica, atividades terapêuticas dos pacientes com distanciamento, suspensão na rotina de visitas de familiares, entre outras medidas de segurança.

O cálculo de dimensionamento de pessoal e o plano de contingência da instituição não foram apresentados no momento da visita. Entretanto, posteriormente o plano foi encaminhado à fiscalização.

Foram feitas recomendações para operacionalizar treinamentos para os profissionais de Enfermagem sobre temas relacionados à Covid-19, disponibilizados gratuitamente pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), na plataforma: https://atualizaenfermagemcovid19.ufsc.br/