Comentarista da BandNews FM agride profissionais da Enfermagem

O comentarista da BandNews FM, Cláudio Humberto, difamou, caluniou e injuriou os profissionais da Enfermagem do Distrito Federal, durante o programa Gente Brasília do dia 20 de outubro de 2020. Ao comentar reportagem sobre uma fiscalização do Coren-DF no HRAN, ele insinuou que enfermeiros atuam para causar o fechamento de leitos, para ficar de braços cruzados, jogando cartas na sala de descanso, escondidos no hospital. Vejam que comentário absurdo:

“Para cada leito, tem que ter um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, quatro técnicos… e por aí afora. Então, tem um exército de pessoas para cada leito. Se faltar uma única pessoa (…) se exige do leito dois técnicos de enfermagem e só tem um, fecha o leito. O leito não pode ser ocupado de jeito nenhum. E, aí, tá lá sempre a pelegada se… zelando para que isso não aconteça e, evidentemente, isso acaba favorecendo muita gente a ficar de braços cruzados. O que também é uma delícia, né? Jogando cartas lá na sala de descanso, no escondidinho do hospital (…) É preciso lembrar também que é sempre bom receber as denúncias dessas pessoas com reservas, pois sindicalistas mentem muito”, acusou Cláudio Humberto.

Ao acusar profissionais da saúde, o comentarista veiculou uma notícia falsa para justificar seu argumento preconceituoso e descolado da realidade: “Eles conseguiram então aquela coisa absurda, abjeta, absolutamente inacreditável, de reduzir o horário de trabalho, a carga horária, né, dos enfermeiros, reduzir de 40 para 20 horas e continuaram ganhando 40 horas, mas trabalhando somente 20”, disse.

Se o comentarista acompanhasse a realidade dos fatos, saberia que, na verdade, os profissionais da Enfermagem da rede pública do DF estão tendo a carga horária ampliada, para dar conta do excesso de pacientes. Há subdimensionamento de servidores em praticamente todos os hospitais regionais. Os profissionais estão sobrecarregados, doentes e esgotados. Essa é a realidade que precisa ser conhecida e criticada.

Quando houve redução de jornada, há muitos anos atrás, foi de 24 para 20 horas semanais. E sabe por que enfermeiros lutaram tanto por isso? Porque os salários são tão baixos que todos precisam buscar dois empregos para sustentar a família e para viver com o mínimo de dignidade econômica. Essa é a verdade.

Causa repulsa e indignação a falta de escrúpulos do comentarista e os termos usados para se referir a uma categoria de profissionais que é reconhecida por toda a sociedade, pelos relevantes serviços que presta. Enquanto Cláudio Humberto passa todas as manhãs no conforto dos estúdios e do ar condicionado, destilando ódio e desinformação, milhares de nós dão literalmente a vida pelos pacientes. Até aqui, 6.636 profissionais da saúde já foram infectados e 33 morreram em decorrência da Covid-19 no DF. No Brasil, já são 43.165 casos reportados e 460 profissionais da Enfermagem mortos pela Covid-19.

É falso o que o que o comentarista diz sobre o comportamento dos servidores nas unidades públicas de saúde do Distrito Federal. As categorias da saúde são permanentemente fiscalizadas e não há evidências de conduta coletiva imprópria em qualquer ambiente público. Essa visão preconceituosa e falsa é típica de quem nunca pisou em um hospital público na vida, de quem não teria fibra para enfrentar um dia sequer na posição de um servidor da saúde.

Bastaria ao comentarista checar os relatórios de estoque da Secretaria de Saúde para confirmar que estão faltando insumos e medicamentos e que isso está causando o fechamento de leitos de UTIs na rede pública e a consequente transferência de pacientes para a saúde suplementar. Mas isso seria pedir demais a quem construiu uma carreira inteira com base em “achismos”, sem cumprir o dever básico de apurar fatos.

É inacreditável que, até hoje, exista veículo de comunicação como a que emprega e dê espaço a palpiteiros que prestam tamanho desserviço ao jornalismo e à sociedade.

Vamos pedir direito de resposta à Band News FM e analisar, ainda nesta semana, que medidas podemos tomar para restabelecer a verdade.

Brasília, 3 de dezembro de 2020.

Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal