O que procura?

Encontre serviços e informações

Coren-DF fiscaliza UBS 4, na Vila Caub 1

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) 4, na Vila Caub 1, para apurar denúncias recebidas pelos canais oficiais. Segundo a equipe de fiscalização, as irregularidades procedem.

A UBS 4 Caub não tem médico desde outubro do ano passado, quando a profissional que atuava na unidade pediu licença. Na data da fiscalização, havia um médico que atende apenas uma vez por semana.

Falta máscaras N95 para os Técnicos em Enfermagem, só tem para Enfermeiros e profissionais da Odontologia. Até aqui, foram atendidos apenas dois casos suspeitos, que não foram confirmados. Entretanto, com o avanço da pandemia, a qualquer momento a unidade pode receber pacientes com coronavírus e a situação é temerária.

A falta de médico sobrecarrega e expõe a equipe a riscos que deveriam ser evitados em tempos de pandemia. A mesma enfermeira é obrigada a realizar vários procedimentos em várias etapas diferentes. Segundo a equipe de fiscalização, formada pela enfermeira fiscal Daniela Bonacasata e pelo conselheiro Antônio José Pereira dos Santos, os profissionais se viram como podem para atender os pacientes.

A unidade fica a 6km da estrutura central da região, que é a UBS 4, do Riacho Fundo II. Nossa equipe foi até lá para comunicar as irregularidades e cobrar providências.