Conselhos de Enfermagem aprovam novo manual de fiscalização

Novo manual vai modernizar fiscalização, trazendo novas normas e diretrizes.

A fiscalização dos Conselhos de Enfermagem é primordial para defender a assistência ofertada à sociedade e garantir suporte aos profissionais. Buscando aprimorar a resolutividade dos processos fiscalizatórios, o Novo Manual de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais foi aprovado nesta terça-feira (01/08), durante o plenário do Cofen. A expectativa é de que o documento seja uma ferramenta de referência ainda mais completa para os fiscais e suas respectivas chefias, oferecendo orientação adequada no exercício das funções.

A nova versão do manual, que será divulgada na íntegra em breve, fornece orientações mais claras e direcionadas sobre os procedimentos de fiscalização. Entre as novidades, está o maior dinamismo nos instrumentos fiscalizatórios, possibilitando maior participação da gestão nos processos de trabalho, bem como levantamento de dados, monitoramento e a avaliação das atividades de forma precisa. Além da atualização do documento, resoluções que estabelecem normas e diretrizes para o sistema de fiscalização também foram aprovadas.

Em junho, coordenadores de fiscalização dos Conselhos Regionais se reuniram no Cofen para discutir a proposta de modificação do documento e apresentar contribuições. Todos esses, em parceria com o Cofen, construíram o novo manual de forma democrática.

Os novos dispositivos vão fornecer ao Cofen as condições necessárias para supervisionar e orientar todos os serviços fiscalizatórios nos estados. Além de ter o entendimento legal e ético do ato, questões técnicas também serão envolvidas, oferecendo uma capacitação contínua das atividades e painéis de referência para subsidiar os fiscalizadores em assuntos específicos.