É Dia da Enfermagem, hora do piso no contracheque!

Nesta Semana da Enfermagem 2023, que começa neste dia 12, com a celebração mundial do Dia da Enfermeira e do Enfermeiro, a categoria quer mais que homenagens… quer trabalho digno, emprego decente e renda justa. Nesse sentido, a Gestão 2021-2023 do Coren-DF tem trabalhado arduamente para garantir a efetivação do piso salarial e para prestar serviços públicos de qualidade. Como dever de ofício, aproveitamos a data para prestar contas.

Nos últimos dois anos, o Coren-DF apurou 335 denúncias, realizou 588 fiscalizações in loco e 663 irregularidades apontadas pelas enfermeiras-fiscais foram sanadas pelas instituições de saúde. Esse índice de resolutividade contribuiu de maneira decisiva para a melhoria dos serviços de saúde e para a segurança dos procedimentos de Enfermagem.

Neste período, a autarquia investiu maciçamente na digitalização dos processos de trabalho, alcançando a prestação de 67.557 atendimentos presenciais e 100.118 atendimentos online, totalizando 167.675 atendimentos à categoria, com elevado nível de confiança, satisfação e resolubilidade.

Também foram realizados 73 cursos gratuitos, 02 congressos científicos, 05 eventos institucionais e 01 encontro de responsáveis técnicos, com quem a instituição estreitou relacionamento. Essas iniciativas beneficiaram aproximadamente 37 mil pessoas.

Publicamos 90 pareceres técnicos, realizamos 30 julgamentos éticos e instalamos 39 Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) em grandes instituições de saúde. Outro importante papel que cumprimos diz respeito à atuação institucional diante de casos de violência contra profissionais de Enfermagem. Combatemos fortemente todos os tipos de agressão, apoiamos as vítimas e mobilizamos a opinião pública contra essas transgressões.

Em 2023, vamos manter o mesmo ritmo de trabalho, adquirir uma nova sede, renovar a frota de viaturas e criar o Selo de Qualidade do Coren-DF, para reconhecer a Excelência da Enfermagem do DF.

Vamos continuar lutando pelo piso salarial, até que seja efetivado.

Nosso lugar é a vitória!

Cordialmente,

Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal