HRSM realiza palestra para conscientizar sobre a importância do aleitamento materno

A Maternidade e o Banco de Leite do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) promoveram, na tarde de sexta-feira (19), palestra sobre a importância do aleitamento e da doação de leite materno.

“O leite materno vale ouro!”, destacou a chefe do Banco de Leite do HRSM, Maria Helena Santos. “Por isso, uma de nossas iniciativas foi estimular os alunos da rede pública a arrecadar e doar frascos de vidro para a coleta de leite materno. É imprescindível criar uma rede de apoio que ampare as mães neste momento da vida”, detalhou Maria Helena.

A psicóloga Rafaella Magno ministrou palestra a falou sobre anatomia da mama, vínculo entre mãe e bebê, além da importância da amamentação e desenvolvimento cognitivo. Em seguida, a conselheira e coordenadora da Comissão Técnica de Saúde da Mulher do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF), Walda Maria, destacou a importância do aleitamento materno e da construção de uma rede de apoio para as mães.

As estudantes Sarah Gomes, de 17 anos, e Rafaella Marques, de 16 anos, participaram do projeto de arrecadação de frascos e acreditam que a iniciativa é fundamental para futuras gerações. “A maternidade é capaz de transformar e somos gratas por cada momento aqui”, elogiou Rafaella.

Para Nestor Francisco Miranda Júnior, presidente em exercício do IGESDF e Diretor de Atenção a Saúde, ações de conscientização são fundamentais para otimizar e reciclar o conhecimento dos profissionais de saúde e também do paciente que fazem parte do público-alvo da ação.
“A educação em saúde é a base para um futuro melhor. E aleitamento materno se insere perfeitamente como um importante pilar sustentador da luta contra a desnutrição infantil”.