Presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha é laureado por serviços prestados na pandemia

A Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz (ABFIP) outorgou ao presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Dr. Elissandro Noronha, sua honraria máxima, “tendo em vista a conduta excepcional, os serviços relevantes, o elevado espírito público e o comprometimento com a sociedade brasileira, demonstrado durante a emergência de saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19”.

A medalha “Operação Solidariedade Covid-19” foi entregue em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, nesta quinta-feira (14). Além de Noronha, a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos e outras lideranças da categoria foram laureadas com a comenda. “Dedico esta medalha a todas as enfermeiras, enfermeiros, técnicas, técnicos, auxiliares, parteiras e obstetrízes, que juntos formam a maior força de trabalho da área da saúde no país. São profissionais que nunca medem esforços para salvar a vida de outras pessoas”, declarou a presidente do Cofen.

“Eu trabalho pelos que estão aqui e pelos que se foram. Para dar assistência aos que estão vivos e para amparar os dependentes daqueles que se foram. Eu ofereço esse prêmio e esse reconhecimento a todas e todos os profissionais de Enfermagem do Distrito Federal. Uma categoria excepcional, que se reinventa a cada desafio. Vamos continuar trabalhando duro, vamos alçar voos maiores e conquistar dignidade, valorização e reconhecimento para a categoria”, discursou Dr. Elissandro Noronha.

Júlio César de Melo, representante oficial da ABFIP, destacou a importância do trabalho desempenhado pela área da saúde ao longo da pandemia. “Estas medalhas são o reconhecimento da dedicação e do sacrifício de milhões de profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. Mais do que merecida, essa homenagem é nosso agradecimento a vocês, profissionais da saúde, por desempenharem papel essencial no salvamento de inúmeras vidas”, complementou.

Ao todo, a ABFIP reconheceu 61 profissionais da saúde pelos esforços no combate à pandemia. A escolha dos homenageados realiza alusão à definição de 2021 como o Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde pela Organização das Nações Unidas (ONU).