Enfermagem ocupa as ruas de Brasília e se faz ouvir em audiência pública no Congresso Nacional

Caravanas de profissionais e estudantes de Enfermagem de todos os estados brasileiros ocuparam as ruas de Brasília nesta quinta-feira (5), Dia Nacional de Saúde. Com direito a manifestação na Esplanada dos Ministétios e audiência pública na Câmara dos Deputados, representantes da categoria reivindicaram, mais uma vez, a aprovação de piso salarial justo e de jornada de trabalho digna pelo Congresso Nacional.

Assista à audiência pública, clique aqui

O ato, organizado pelo Fórum Nacional de Enfermagem, reuniu aproximadamente 1.500 profissionais, lideranças, estudantes e congressistas de todo o país, antes e durante a audiência, que foi transmitida ao vivo pelo YouTube da Câmara dos Deputados. “Enquanto nossos colegas trabalham para continuar salvando vidas em todo o país, lideranças de todas as regiões estão lutando em Brasília, para que o Congresso Nacional coloque o projeto do piso e da jornada digna em votação”, destaca o presidente do Conselho Regional de Enfemragem do Distrito Federal (Coren-DF), Dr. Elissandro Noronha.

O evento aconteceu após o Projeto de Lei 2.564/2020 receber o apoio de um milhão de internautas no portal e-Cidadania do Senado. A proposta deve ser analisada pelo plenário na volta do recesso dos parlamentares. O PL é de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES) e fixa o piso salarial para profissionais de Enfermagem, com carga horária máxima de 30 horas semanais. O conselheiro federal e coordenador do Fórum Nacional da Enfermagem, enfermeiro Daniel Menezes, destacou que a luta pelo piso salarial não é apenas da categoria. “Trata-se de uma medida que beneficia a sociedade como um todo, sobretudo a assistência em Saúde e o bem estar social dos profissionais. Valorizar a Enfermagem é valorizar a saúde, a vida e o SUS”, declarou.

O presidente da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten), Tonny Costa, ressaltou a importância da maior visibilidade em relação ao adoecimento ocupacional. “Estamos muito sensibilizados, não só com a pandemia que tem matado profissionais de Enfermagem, mas com o adoecimento ocupacional. Essa desvalorização, precarização e desrespeito está fazendo com que os profissionais adoeçam. É mais que um dever reconhecer a Enfermagem como pilar da saúde pública e privada do país, garantindo condições dignas de trabalho aos nossos profissionais”, disse.

A audiência foi presidida pelo deputado Mauro Nazif e contou com a participação de diversos parlamentares e representantes de entidades como a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten), Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf), Associação Brasileira de Enfermagem (Aben Nacional) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Participaram, ainda, as deputadas Carmen Zanotto, Alice Portugal e deputada enfermeira Rejane.