Enfermagem chega à presidência do Senado

Senador Fernando Bezerra, senador Marcos Rogério, diretor do Cofen Gilney Guerra, presidente do Senado Rodrigo Pacheco, presidente do Cofen Betânia Santos, presidente do Coren-CE Ana Paula Brandão, deputado federal Fred Costa e coordenador do Fórum 30h Bruno Menezes.

Em audiência com lideranças da Enfermagem na tarde desta terça-feira (29), o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, afirmou que a categoria merece a aprovação de um piso justo e de uma jornada digna, para que nenhum profissional fique exposto a condições inaceitáveis de trabalho. “O contexto que nós temos hoje, em função da pandemia, nos revela que é uma categoria merecedora de reconhecimento. Então, vamos buscar uma compatibilização entre todas as possibilidades, para que o projeto possa avançar”, disse.

Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Dr. Elissandro Noronha, o PL2564 conta com apoio majoritário entre os parlamentares e agora é necessário vencer obstáculos finais para levar a matéria à votação. “Mais de 70 senadores já assinaram o requerimento de urgência deste projeto. A consulta popular sobre o texto tem um milhão de votos a favor e apenas cinco mil votos contra. O mérito da proposta é consenso entre todos os segmentos políticos e a Enfermagem merece esse reconhecimento. Não podemos nos desmobilizar, a categoria precisa se manter unida para avançar”, defende.

Também participaram da reunião o líder e vice-líder do governo, os senadores Fernando Bezerra e Marcos Rogério, além do deputado federal Fred Costa (Patriotas-MG). Pacheco firmou o compromisso de analisar a ementa atual do projeto e buscar uma solução junto aos setores envolvidos na discussão. “O presidente do Senado vai fazer uma proposta à categoria e ela será levada para o fórum adequado. De nossa parte, temos feito tudo o que é possível para avançar em diálogos produtivos e que nos levem a um desfecho favorável para toda a categoria”, destaca a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Dra. Betânia Santos.

O coordenador do Fórum Nacional da Enfermagem – 30 horas, Dr. Daniel Menezes, esteve presente à audiência e vai levar o andamento das discussões às entidades sindicais.