Aprovados no concurso de 2018 lutam por nomeação e Coren-DF pretende mapear onde faltam profissionais

Elissandro Noronha, Adriano Jailton da Silva, Jorge Vianna, Ester Mascarenhas Oliveira, Williany Rodrigues Barbosa Silva e Alberto César da Silva Lopes.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Dr. Elissandro Noronha, recebeu os profissionais Adriano Jailton da Silva, Ester Mascarenhas Oliveira e Williany Rodrigues Barbosa Silva, que representam a comissão dos profissionais de Enfermagem aprovados no concurso de 2018 da Secretaria de Saúde, acompanhados do deputado distrital Jorge Vianna, para discutir de que maneira cada entidade e cada liderança pode ajudar a garantir o direito a nomeação de todos trabalhadores que são necessários para acabar com o déficit de profissionais que existe hoje nos quadros do serviço público.

De acordo com levantamento da comissão, existe a necessidade da nomeação imediata de pelo menos 1.472 profissionais da Enfermagem, para restabelecer o dimensionamento adequado das equipes de Enfermagem, principalmente, nos hospitais regionais. “Sou solidário à luta dos profissionais aprovados no concurso pela nomeação, pois é um direito deles e uma necessidade da população. A realidade da saúde pública já era difícil e foi agravada pela pandemia. Precisamos urgentemente de um reforço nas equipes, para assegurar a qualidade do atendimento”, considera Noronha.

Na reunião, ficou acordado que a fiscalização do Coren-DF vai buscar fazer um levantamento de campo a partir deste ano, para indicar onde estão faltando profissionais da Enfermagem. “Vamos procurar mapear a situação e mostrar os números ao governo, para comprovar a necessidade dessas nomeações. É uma questão de interesse público”, frisa o secretário do Coren-DF, Dr. Alberto César da Silva Lopes.