O que procura?

Encontre serviços e informações

O que a Enfermagem precisa saber sobre a vacinação contra a Covid-19 no DF

A vacinação contra a Covid-19 começou no Distrito Federal e, agora, vamos contar tudo o que os profissionais da Enfermagem precisam saber sobre a administração da Coronavac, vacina desenvolvida pela farmacêutica Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan.

Primeiramente, esqueça as notícias falsas e as teorias da conspiração que circulam na internet sobre a vacina, pois elas não procedem. O imunizante foi desenvolvido por institutos de pesquisa acreditados mundialmente, passou pelo crivo de cientistas renomados e contou com todos os testes clínicos necessários até ser disponibilizada para uso da população.

Aliás, a Coronavac é o único imunizante à disposição no Brasil e dependemos dela para superar a pandemia. É uma vacina segura, com eficácia global de 50,38% e que previne em até 77,96% a necessidade de atendimento ambulatorial. Portanto, vamos ao que interessa.

Bula
Leia as orientações completas para os profissionais
Leia as orientações completas para os pacientes

Principais características da Coronavac
a) Tipo de vacina: antígeno de vírus inativado de SARS-CoV-2.
b) Via de administração: intramuscular.
c) Armazenamento: refrigerado entre +2 e +8°C e protegido da luz.
d) Apresentação: frasco-ampola individual, contendo 0,5mL (600SU) da vacina adsorvida Covid-19 (inativada) com aspecto de suspensão opalescente. Deve ser agitado até desfazer o precipitado antes da aplicação.
e) Esquema vacinal: duas doses, com intervalo entre 2 a 4 semanas entre elas.
Vacinação simultânea: contraindicada a administração da Corinac com outras vacinas. Recomenda-se o intervalo de 14 dias.

EPIs recomendados
a) Máscara cirúrgica, que deverá ser trocada a cada 2 horas ou sempre que estiver úmida ou suja;
b) Protetor facial (Face Shield) ou óculos de proteção;
c) Avental descartável para uso diário (1 por dia), podendo ser trocado em situações excepcionais, ou avental de tecido devendo ser higienizado diariamente pelo serviço, evitando que o profissional leve o avental para a sua residência;
d) Luvas de procedimento: recomendada somente para indicações específicas como vacinadores com lesões cutâneas ou raras situações que envolvam contato com fluidos corporais do paciente ou que ele apresente lesões de pele no local da aplicação. Se usadas, devem ser trocadas entre os pacientes, associadas à adequada higienização das mãos.
e) Higienização das mãos: a cada vacinação, higienizar as mãos com álcool gel 70% e a cada 05 (cinco) vacinações deverá ser feita a lavagem com água e sabão.
f) Respirador PFF2/N95, recomendado para ambientes sem ventilação/circulação de ar adequada, para uso com pacientes institucionalizados ou confinados, como nas Instituições de Longa Permanência de Idosos – ILPI e estabelecimentos prisionais, ou que apresente o risco de aerossóis.

Orientação aos pacientes
Os pacientes devem fazer uso permanente de máscara cirúrgica ou de tecido. Caso a máscara apresente umidade, uso prolongado ou sujidade, sugere-se que a unidade forneça uma máscara cirúrgica ao paciente, que, durante o procedimento de vacinação, deve virar o rosto para o lado contrário que será sendo vacinado, para manter o máximo de distanciamento do vacinador.

Salas de vacinação
As salas devem ser destinadas exclusivamente à vacinação segura e de qualidade. O Programa Nacional de Imunização (PNI) define as peculiaridades necessárias, incluindo aspectos relacionados à estrutura física, equipamentos e insumos indispensáveis ao trabalho. Devem ser priorizados, quando possível, ambientes abertos.

Quais pessoas NÃO pode receber a vacina
a) Pessoas com menos de 18 anos;
b) Mulheres grávidas é necessário que seja avaliado o risco/ benefício
c) Para aquelas pessoas que já apresentaram uma reação anafilática confirmada a uma dose anterior de uma vacina COVID-19;
d) Pessoas que apresentaram uma reação anafilática confirmada a qualquer componente da vacina.
e) Se você está com febre agora ou está com quadro suspeito de COVID-19, terá que esperar para ser autorizado para receber a vacina.

A coronavac e as gestantes
Estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas ou lactantes. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação e indicação médica.

Reações adversas da Coronavac
a) Dor local (>10%)
b) Cefaleia (> 10%)
c) Fadiga (> 10%)
d) Febre (entre 1% e 10%)
e) Mialgia (entre 1% e 10%)
f) Diarreia (entre 1% e 10%)
g) Náusea (entre 1% e 10%)
h) Calafrios (entre 1% e 10%)
i) Inapetência (entre 1% e 10%)
j) Tosse (entre 1% e 10%)
h) Prurido (entre 1% e 10%)
i) Congestão nasal e rinorreia (entre 1% e 10%)}

Para mais informações, envie mensagem via FALE CONOSCO ao Coren-DF. A nossa equipe técnica está à disposição para elucidar dúvidas a respeito da vacinação.

Fonte: Com informações do Cofen, Anvisa, OMS e PudMed.