Colegiado realiza última reunião plenária desta gestão

Em clima de despedida, as conselheiras e os conselheiros do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) realizaram a última reunião plenária desta gestão, que se encerra no dia 3 de janeiro de 2020. Entre discursos, lágrimas e gratidão, os membros do colegiado apresentaram relatórios de trabalho, deliberaram sobre as últimas decisões a serem tomadas e recepcionaram os membros da próxima gestão, que assumem dia 4 de janeiro de 2020, para um mandato de três anos.

A atual administração atravessou a maior crise de saúde pública da história do Coren-DF e, diante das adversidades, bateu recordes de produtividade e de fiscalização. Emocionado, o presidente, Dr. Marcos Wesley, se despediu de seus pares. “Que o sentimento de vocês, quando lembrarem desta gestão, seja sempre de orgulho. Vocês fizeram história e, para mim, foi uma honra compartilhar esses três anos com vocês”, discursou.

De janeiro de 2018 a dezembro de 2020, foram realizados 112.730 atendimentos presenciais, 49.500 atendimentos online, 786 fiscalizações operativas e 488 fiscalizações analíticas. Neste período, o Coren-DF realizou 50 julgamentos éticos, aprovou 77 pareceres técnicos, instalou 23 comissões de ética nos hospitais e autuou 29 casos de exercício ilegal e 153 casos de exercício irregular da profissão.

A educação foi um dos pilares da administração. Foram realizados 70 cursos presenciais gratuitos para 9.303 alunos e 74 cursos online gratuitos, que foram assistidos por 47.800 profissionais e estudantes em todo o país. Os participantes receberam certificados e tiveram a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos de maneira simples, didática e acessível.

“A partir da nossa gestão, profissional inscrito em duas categorias passou a pagar apenas uma anuidade. Passamos a conceder 50% de desconto na primeira anuidade do técnico e do auxiliar, 30% de desconto na primeira anuidade do enfermeiro e extinguimos as taxas de cancelamento, de reinscrição e de inscrição remida”, emenda o presidente @marcoswesleymw.

A pandemia foi um capítulo à parte nessa história. Neste período, foram apuradas 437 denúncias, envolvendo 171 instituições públicas, 149 privadas e 13 militares. Neste período, foram expedidas 28 notificações extrajudiciais, impetrada uma ação judicial e enviadas 32 denúncias ao MPF, ao MPT e ao MPDFT, para assegurar direitos de profissionais da Enfermagem.

Diante da inércia de gestores públicos e privados, na pandemia, o Coren-DF realizou a doação de 28.360 máscaras PFF2 a profissionais da Enfermagem de 195 instituições de saúde. Esse trabalho foi fundamental para reduzir a exposição ao vírus e preservar vidas.

Para fechar a gestão, o colegiado decidiu que, em 2021, o valor das anuidades não vai sofrer reajuste e os profissionais que efetuarem o pagamento em janeiro devem ter 30% de desconto.