Fiscalização apurou 18 denúncias, fez 41 inspeções, aplicou 12 notificações e realizou 208 atendimentos em novembro

Enfermeiras-fiscais fazem gesto da campanha #AbraceaEnfermagem. São elas que cuidam do exercício legal da Enfermagem no DF.

A atuação da equipe de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) continua intensa neste fim de ano marcado pela mais grave crise de saúde pública da nossa história. Em novembro, foram realizadas 23 fiscalizações operativas, 18 inspeções analíticas e lavradas 12 notificações, para coibir práticas irregulares nas instituições públicas, privadas e militares de Brasília.

O resultado das fiscalizações deste mês já pode ser observado na prática. O Hospital PAI anunciou a contratação de mais um enfermeiro e na UBS 1 de Candangolância, houve a lotação de mais um técnico para atender a população e uma técnica, que estava em teletrabalho, voltou para a assistência.

No Instituto Hospital de Base (IHBDF), o Pronto Socorro teve a adequação do repouso e, no setor de hemodiálise, houve a regularização de três profissionais com carteira vencida e um caso de exercício ilegal da profissão sanado.

No Hospital Materno Infantil (HMIB), teve a lotação de mais um enfermeiro e mais um técnico na área Covid-19. Já o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) aumentou o quadro de funcionários da limpeza e higienização.

O Hospital da Criança regularizou a situação de cinco carteiras de identidade profissional vencidas.  A filial da Soclimed também regularizou a situação de sete carteiras de identidade profissional que estavam irregulares.

“O nosso trabalho não termina após a inspeção nas instituições de saúde. Pelo contrário, o nosso trabalho começa a partir daí. Com base nas provas e informações que coletamos, tomamos todas as providências necessárias para sanar as irregularidades que constatamos. Só descansamos quando alcançamos o resultado que buscamos”, afirma a gerente de fiscalização do Coren-DF, Dra. Sheila Costa Depollo.

As instituições fiscalizadas em novembro foram:  Hospital Regional da Asa Norte – HRAN, Hospital Materno Infantil – HMIB, Hospital São Mateus, Hospital da Criança, Hospital Sírio Libanês, Hospital Regional de Taguatinga – HRT, Hospital Regional de Sobradinho – HRS, Instituto Hospital de Base – IHBDF, UPA Ceilândia, UPA Samambaia, Clínica Amma, Instituto de Medicina Legal Leonídio Ribeiro – IML, Instituto Cirurgia do Lago, ESTERILAV, Medigest Asa Sul, Medigest Santa Lucia, Gastro e Figado Sobradinho, Instituto do Aparelho Digestivo Taguatinga, Centro Brasiliense de Nefrologia (Filial), Politécnica Saúde e Soclimed.