Coren-DF fiscaliza e realiza doação de máscaras PFF2 na UBS 1 Asa Norte

Nossa equipe de fiscalização esteve na UBS 1, da Asa Norte, na quarta-feira passada(29) e constatou uma situação preocupante. A unidade conta com cinco equipes de saúde da família, mas quatro estavam sem enfermeiros, porque os servidores estavam de licença médica por problemas de saúde.

Não obstante, dois técnicos em enfermagem e quatro médicos também estavam afastados. Com isso, a sala de atendimento a pacientes com sintomas respiratórios estava sem expediente. A coleta de SWAB na unidade é responsabilidade dos profissionais da odontologia.

O que ameniza um pouco os desfalques é a presença de estudantes do último ano do curso de enfermagem, que realizam estágio na unidade sob a supervisão de dois professores.

A situação chama a atenção para a necessidade de manter um quadro de profissionais para substituição e de um plano de remanejamento estratégico, para evitar que a população fique sem atendimento.

Diante do caso, o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) notificou os responsáveis, para que assegurem a presença de enfermeiros em todos os períodos.

Durante a visita, nossa equipe fez a doação de 60 máscaras PFF2 aos profissionais da instituição.