Departamento de Fiscalização se prepara para a segunda fase

O primeiro caso do novo coronavírus em Brasília foi registrado dia 5 de março e, de lá para cá, as enfermeiras fiscais do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) direcionaram todas as atividades do departamento para apurar denúncias, fiscalizar as condições de trabalho dos profissionais e averiguar a situação do atendimento aos pacientes em meio à pandemia da Covid-19.

Por meio do levantamento de risco situacional, a equipe fez um raio X da situação das instituições de saúde no DF e notificou as autoridades competentes sobre todas as irregularidades constatadas até aqui. Na sexta-feira (26), as enfermeiras fiscais do Coren-DF se reuniram para fazer uma avaliação de conjuntura e para definir novas estratégias de atuação.

A reunião técnica também serviu para discutir o Parecer Cofen n.º 02/2020, que trata sobre o dimensionamento de pessoal. “Realizamos treinamento sobre o parecer, definimos as próximas instituições que serão fiscalizadas e alinhamos as informações que devem ser transmitidas aos profissionais em nossas próximas visitas. Vamos intensificar ainda mais a atuação do departamento para garantir o exercício legal da Enfermagem”, disse a gerente de fiscalização do Coren-DF, Dra. Sheila Costa Depollo.