Coren-DF entrega doação de máscaras PFF2 a profissionais que mais precisam

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) começou a distribuir máscaras PFF2 nos estabelecimentos de saúde onde a fiscalização constatou a falta deste item de segurança. As doações, que já foram realizadas nos Hospitais Regionais de Brazlândia (HRBz), do Gama (HRG), da Asa Norte (HRAN), Sobradinho (HRS), Paranoá (HRPA) e no Hospital Universitário de Brasília (HUB), devem continuar nos próximos dias.

Nossa equipe também fez entrega de máscaras PFF2 na Diretoria Regional de Atenção Secundária à Saúde (Diraps) da Região Sul, que compreende Cidade Estrutural, Candangolândia, Guará, Park Way, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA).

A aquisição das máscaras foi feita pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio de licitação emergencial, para que os Conselhos Regionais possam suprir a escassez que atinge várias unidades de saúde no país e proteger os profissionais da Enfermagem que estão na linha de frente.

Segundo o presidente do Coren-DF, Dr. Marcos Wesley, a denúncia mais recebida desde o início da pandemia é sobre falta de EPIs. “Chegamos à marca de 100 denúncias durante a pandemia e a maioria é sobre falta de máscaras. É absurdo que nossos profissionais sejam colocados na linha de frente sem proteção. Estamos monitorando a situação e fazendo o possível para apurar as irregularidades e cobrar providências das autoridades. Não vamos permitir que nossa categoria fique desamparada. Em último caso, nós vamos dar as máscaras que seria obrigação do poder público fornecer”, finaliza.