Em aula magna, presidente do Coren-DF reforça autonomia da profissão

A abertura do ano letivo para os alunos do curso de Enfermagem do Uniceub teve uma dose indispensável de conhecimento sobre a história e o futuro da profissão. Durante aula magna, proferida pelo presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Dr. Marcos Wesley, os estudantes do campus de Taguatinga e do Plano Piloto tiveram a oportunidade de conhecer fatos históricos relevantes e de entender que a Enfermagem não está submetida a nenhuma outra profissão.

“A legislação é clara. Nossa profissão é autônoma, independente e não está submetida a nenhuma outra categoria profissional. Assim como é importante aprender sobre ciência, é relevante entender o conjunto normativo que disciplina o exercício profissional, para saber se comportar no mercado de trabalho. Nós temos que desenvolver as nossas competências, para ocupar os espaços que nos é de direito”, defendeu o presidente do Coren-DF.

Se antes era comum alunos recém-formados chegarem ao mercado de trabalho sem enterder o que significa fazer parte de uma profissão regulamentada, hoje o irrestrito acesso à informação permite que os estudantes entendam como funciona o sistema que orienta, normatiza e fiscaliza a profissão antes mesmo de se formar. Essa consciência se mostra determinante para a consolidação de uma categoria que, cada vez mais, conhece seus direitos e deveres.

“Este é o ano da Enfermagem e não vamos retroagir. Precisamos nos organizar políticamente para colocar em prática as prerrogativas profissionais que a lei nos outorga. Agradece o convite feito pela coordenadora do curso, Dra. Valéria Aguiar e desejo aos alunos sucesso na jornada de conhecimento”, declarou Dr. Marcos Wesley.