Curso sobre doenças exantemáticas é realizado pelo Coren-DF

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), realizou na manhã desta quinta-feira (24), no auditório do UniCEUB (Campus Taguatinga), o curso de Atualização no controle epidemiológico do sarampo e outras doenças exantemáticas. Dividido em teoria e prática, foram abordados assuntos relacionados à literatura das doenças e métodos usados para o controle. Em seguida, foi realizada a parte prática, em que os inscritos fizeram o preenchimento da ficha de notificação e resolução de questões de concurso.

Ministrado pela Dra Dayse Amarílio, o objetivo do Curso foi abordar sobre o preenchimento da ficha de notificação compulsória, além de estratégias para conter o avanço da doença. Tanto para quem está trabalhando na área, no dia a dia, como para quem está se preparando para concurso.

“Esse é um tema muito atual e o curso vem para sensibilizar os profissionais para que estejam mais atentos aos casos de Sarampo. Em 2016, o Brasil ganhou o selo de erradicação da circulação viral e em 2018 voltou a apresentar casos que cominou numa epidemia recente, em agosto deste ano. Outro tema relacionado ao assunto são as vacinas, já que é um dos meios utilizado para controle da doença e que sempre estão sendo cobrado em concursos. Sendo assim, o profissional tem interesse em se atualizar. É importante debater sobre isso”, assegurou Dayse.

Profissionais e estudantes de Enfermagem tiveram espaço para diálogos durante a palestra, o que para eles é de fundamental importância. Como foi para Pollyana Santos. “O curso agrega valores à nossa profissão, ao nosso currículo. Tirar dúvidas também é um divisor de águas. Essa iniciativa do Coren-DF nos ajuda na atualização enquanto profissionais, pois esse tema está em alta. É bem atual”, garante a Enfermeira.

Fotos: ASCOM-SindEnfermeiro