Frente Parlamentar em defesa da Enfermagem é criada

Objetivo é lutar pelos projetos da Enfermagem que tramitam no Congresso Nacional

Com o objetivo de lutar pelos projetos da Enfermagem, foi criada a Frente Parlamentar Mista em defesa da Enfermagem, pelo deputado Célio Studart (PV-CE) com o apoio de outros parlamentares. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), determinou nesta segunda-feira (17) o registro da criação.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) apoiou a iniciativa junto aos deputados. O presidente do Cofen, Manoel Neri, destaca a importância da criação dessa frente parlamentar para a categoria e ressalta, ainda, que a representatividade política é fundamental para melhorar as condições de vida e de trabalho dos profissionais de Enfermagem.

Para Manoel, a baixa representatividade política compromete projetos de lei de interesse da Enfermagem. “Precisamos construir um projeto político para nortear e demarcar a posição da Enfermagem como instrumento de transformação”, disse.

O deputado Célio Studart também é um dos autores da proposta de emenda à PEC da reforma da Previdência, que busca a aposentadoria especial para os profissionais da Enfermagem. “Vamos defender fortemente as causas da categoria, pois esses profissionais precisam de mais respeito nesse País”, disse o parlamentar.

A frente parlamentar atuará em prol de projetos antigos da categoria que tramitam no Congresso Nacional como o piso salarial, as 30 horas, a aposentadoria especial e o descanso digno. A frente visa, ainda, promover ações e a busca pelos interesses da Enfermagem.

Perfil da Enfermagem – De acordo com a Pesquisa “Perfil da Enfermagem”, realizada pela Fiocruz por iniciativa do Cofen, há 414 mil enfermeiros e 1,3 milhão de técnicos e auxiliares de enfermagem em atuação no país.

Fonte: Ascom-Cofen