Cofen promove 4º Seminário de Comunicação

Com o tema “Comunicar Enfermagem: desafios para a era digital” o evento reúne assessores de comunicação do sistema

Evento reuniu influenciadores da Enfermagem e os Conselhos Regionais

Começou, nesta terça-feira (18), no auditório do Centro de Estudos e Capacitação da Enfermagem Fluminense, no Rio de Janeiro (RJ), o 4º Seminário de Comunicação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Idealizado pela Assessoria de Comunicação (Ascom) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), o evento reúne conselheiros e assessores de comunicação de todo o país com o objetivo de debater os “desafios para a era digital”, tema do seminário em este ano.

Para Neyson Freire, assessor de comunicação do Cofen, o 4º Seminário de Comunicação foca nos desafios contemporâneos para debater as novas estratégias de comunicação na área da saúde. “Vivemos um novo universo no modo de se comunicar. As assessorias, que antes focavam somente nas redações da imprensa tradicional, hoje já compartilham seus conteúdos direcionados ao público final, trazendo um feedback quase que imediato das ações implantadas pelos Conselhos Regionais”, salientou Freire ao apresentar a participação de 10 influenciadores digitais da Enfermagem, inovação na quarta edição do evento.

Com imenso prazer em receber os maiores digital influencers da Enfermagem, o presidente do Cofen Manoel Neri destacou a importância dessa aproximação que o contato virtual consegue promover. “O trabalho que vocês fazem de levar a informação diretamente aos profissionais de Enfermagem é fundamental para um maior engajamento e entendimento da profissão, por meio de linguagem acessível. Para os conselhos de Enfermagem é muito importante essa integração”, finalizou.

O presidente do Cofen Manoel Neri destacou a importância dessa aproximação que o contato virtual consegue promove entre os profissionais

A enfermeira Lorena Borges, da Bahia, é uma das influenciadoras que participa do evento. Administradora do perfil “Vivências de Hospital”, Lorena possui quase 300 mil seguidores na rede social instagram, e aponta a internet como o mais novo campo para o empreendedorismo na Enfermagem. “As redes sociais podem, sim, ser um espaço para a Enfermagem ganhar dinheiro. Além de sermos procurados por empresas da área da educação e saúde, através da presença digital ganhamos mais visibilidade e assim conquistamos mais espaços em palestras e cursos”, explicou a enfermeira, professora e influenciadora.

O evento, que prossegue nesta quarta-feira (19), conta com debates, mesas-redondas e palestras como “A percepção do profissional sobre a Enfermagem do Brasil”, ministrada no primeiro dia pela pesquisadora da Fiocruz Maria Helena Machado. Coordenadora da pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil”, ela apresentou os números da profissão e recomendou aos comunicadores o desenvolvimento de estratégias capazes de diminuir “o sentimento de invisibilidade social presente nos profissionais enfermeiros, auxiliares e técnicos de Enfermagem”.

O jornalista Xico Sá debateu o panorama atual da política

Em sua participação na manhã do segundo dia, o jornalista Xico Sá debateu o “Cenário político atual e o futuro da comunicação” em uma conversa interativa com os assessores do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Para Xico, dar voz e contar histórias de grandes personagens é a grande vertente da comunicação contemporânea. “É difícil encontrar outros meios que tenham tantas histórias para contar como a Enfermagem. Os profissionais da Enfermagem estão presentes nas paisagens de todas as instituições de Saúde”, declarou o jornalista enfatizando as grandes histórias encontradas no Brasil.

O 4º Seminário de Comunicação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais também trouxe inovações tecnológicas aplicadas às estratégias de comunicação da Enfermagem, a exemplo do lançamento de um aplicativo do Coren-RJ como ferramenta de consulta ao Código de Ética e Legislação da Enfermagem. A Ascom do Cofen apresentou, ainda, a proposta de atualização do Guia de Comunicação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, além do layout do novo portal Cofen.

Fonte: Ascom – Cofen