Cofen defende a aprovação de piso nacional para a Enfermagem

O presidente do Cofen, Manoel Neri, defendeu a aprovação do piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de Enfermagem e obstetrizes, durante o lançamento da  campanha pelo Piso Salarial em Pernambuco, na noite de ontem (11/02). Organizado pelo sindicato dos enfermeiros do estado (SEEPE), o evento lotou o auditório do Hospital da Restauração, em Recife. A mesa de abertura teve participação de Ludmilla Ottes, presidente do SEEPE, e do professor Itamar Lages.O presidente pontuou que o salário aviltante que é pago aos profissionais de Enfermagem em boa parte dos serviços de saúde, é parte da crise do setor. “Em função dos baixos salários muitos profissionais estão desmotivados e trabalham em mais de um vínculo empregatício para garantir o sustento da família. Isto tem levado a um quadro de adoecimento dos profissionais e interfere diretamente na qualidade da assistência prestada a população”, pontuou o presidente do Cofen.

Em palestra sobre a valorização profissional, Neri destacou a importância da formação de qualidade, em sintonia com as necessidades da Saúde Coletiva. “A formação desordenada de mão-de-obra, em cursos privados de má qualidade, afetam diretamente os empregos e salários, além da própria qualidade da assistência. Dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem mostra que temos hoje 15% de profissionais desempregados ou subempregados”, afirmou Neri.

Acompanhado do conselheiro Gilney Guerra, o presidente parabenizou o sindicato pela iniciativa e reforçou o compromisso dos Conselhos de Enfermagem em apoiar as lutas conduzidas pelos sindicatos para melhorar as condições de vida e de trabalho dos profissionais, que contribuem para a melhoria da assistência de enfermagem à população.

Nacionalmente, o Cofen apoia o Projeto de Lei que estabelece o piso salarial. Em articulação com as entidades representativas do Fórum Nacional de Enfermagem, apoia a tramitação de importantes projetos no Congresso Nacional, como os PL do Piso Salarial, 30h Semanais, Aposentadoria Especial, Descanso Digno e Ensino Presencial. O Piso Salarial já é uma realidade em estados como o Rio de Janeiro. No Distrito Federal, Projeto de Lei busca garantir o piso também para a rede privada.