Enfermeira, Fabia Richter, é cotada para ser futura ministra da saúde do Brasil

Fabia Richter está em seu segundo mandato como prefeita de Cristal (RS).

Com a próxima gestão do governo federal que se inicia em 1º de janeiro de 2019, muitos nomes surgem para comandar os ministérios. Um dos nomes que têm sido cotado para o cargo de Ministra da Saúde é o da enfermeira e prefeita do município gaúcho de Cristal, Fabia Richter (PSB), ela tem sido lembrada por alguns setores da sociedade e cotada como uma boa indicação.

O Conselho Federal de Enfermagem manifestou total apoio à indicação. E ressaltou que a Enfermagem responde hoje pela maior força de trabalho da saúde do país, com compromissos que certamente farão parte das políticas públicas a serem encetadas pela profissional que tem grande experiência e elevado conhecimento técnico.

Distrito Federal

Também para o Distrito Federal, um dos nomes escolhidos para compor a lista tríplice de possível novo secretário de Estado de Saúde do DF, no governo de Ibaneis Rocha, é o do enfermeiro, ex-presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-DF) e diretor do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Gilney Guerra.

A lista foi definida após reunião realizada por representantes de entidades sindicais, conselhos e associações ligadas a Saúde do DF. Além do enfermeiro, segue para apreciação, na lista tríplice, os nomes do presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SINDMÉDICO-DF), Gutemberg Fialho (PR) e do secretário municipal de saúde e médico do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), Leonardo Esteves.

A confirmação para ambos os cargos deve sair nos próximos dias.