Coren-DF participa de Seminário sobre atenção primária em saúde

O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF) participou do Seminário sobre A Consulta de Enfermagem na Atenção Primária em Saúde promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem Seção Distrito Federal (ABEn-DF), na quinta-feira (27). Com o objetivo de debater a assistência de enfermagem na atenção primária da saúde, representantes do Coren-DF, da Secretaria de Saúde do DF e da ABEn-DF, compareceram para trocar experiências e identificar o que as entidades podem fazer para promover o protagonismo técnico dos Enfermeiros, na Atenção Primária a Saúde, com qualidade e segurança.

A Conselheira do Coren-DF, Drª Leila Bernarda Donato Gottems acredita que esse momento é muito relevante para enfermagem da capital federal, principalmente para os profissionais que atuam nas unidades básicas. “Estamos discutindo a necessidade de dar maior visibilidade à atuação do enfermeiro. Ele tem um potencial protagonismo que se for desenvolvido terá um grande impacto na sociedade”, afirmou.

Segundo Drª Leila em outras iniciativas que foram implementadas no Brasil em que o enfermeiro desenvolve práticas avançadas como consultas de enfermagem, por exemplo, o acesso da população melhorou significativamente, principalmente para a população que precisa de acompanhamento de enfermidades crônicas que acomete grande parte das pessoas que buscam a unidade básica de saúde. “É preciso preparar esse profissional para assumir a função com qualidade e segurança”, explicou.

O debate envolveu entidades e lideranças do serviço de saúde para definir estratégias para melhorar a prática do enfermeiro na atenção primária. Também estiveram no encontro o Diretor de Enfermagem da Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde, Dr. Ricardo Aguiar, a presidente do SindEnfermeiro- DF, Dra. Dayse Amarílio, a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (ABEFACO), Dra. Carla Pintas, entre outros representantes de instituições de saúde e escolas de Enfermagem.

Ao final ficou definido que haverão outras reuniões para aprofundar a discussão das alternativas de fortalecimento da Enfermagem na Atenção Primária à Saúde.