Conselheiros Regionais orientam sobre implementação de Clínica de Feridas e Enfermagem Hiperbárica no Distrito Federal

Os Conselheiros Regionais do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) trabalham diariamente em prol da enfermagem. No mês de julho foram realizadas várias reuniões, dentre elas, um encontro com a Dra. Tatiane Rodrigues Guerra Mesquita para sanar dúvidas sobre a criação e implementação de uma Clínica de Feridas e Enfermagem Hiperbárica no DF.

Com base na Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nº 567 de 29 de janeiro de 2018, que regulamenta a atuação da Equipe de Enfermagem no Cuidado aos pacientes com feridas, os Conselheiros Elias Pereira de Lacerda, José Lino de Queiroz e Cleonice Batista Rego esclareceram sobre os aspectos para a implementação do empreendimento quanto aos recursos humanos e materiais. Também falaram sobre a autonomia do Enfermeiro para abertura de Clínica/Consultório de Prevenção e Cuidado de pessoas com feridas, cabendo ao Enfermeiro da área a participação na avaliação, elaboração de protocolos, seleção e indicação de novas tecnologias em prevenção e tratamento de pessoas com feridas e ressaltaram, ainda, sobre a relevância de capacitação da equipe de enfermagem para a realização de curativos.

Os Conselheiros do Coren-DF estão à disposição para tirar dúvidas e orientar a todos os profissionais da enfermagem, que queiram se informar sobre procedimentos e resoluções.