Coren-DF cria plano de trabalho para atuar na saúde da mulher

Nesta semana o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) se reuniu com representantes da Comissão de Saúde da Mulher do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O encontro foi na sede do Coren, em Brasília, e teve como objetivo orientar os conselheiros sobre a formulação e criação de um plano de trabalho para o grupo técnico que atuará na saúde da mulher no Distrito Federal.

Segundo o coordenador da comissão e representante do Cofen Dr. Valdecyr Herdy Alves essa reunião foi importante para alinhar o processo de trabalho na configuração de cuidado à saúde das mulheres a partir da enfermagem obstétrica, da enfermagem ginecológica e da enfermagem neonatal. “A gente construiu um plano de trabalho para intervir no processo da regulação, formação e prática no campo da enfermagem obstétrica”, afirmou.

Além de trabalhar na criação do grupo técnico, de fóruns e seminários o encontro ressaltou a importância da participação dos profissionais de enfermagem nesses eventos. “Precisamos dar visibilidade na enfermagem como um todo e, principalmente, aumentar a participação de enfermeiros obstétricos e neonatais do Distrito Federal”, reforçou Herdy Alves.

De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Distrito Federal (ABENFO-DF) Dra. Gerusa Amaral de Medeiros um grupo técnico voltado para a saúde da mulher é um avanço para o Coren-DF e para toda a categoria. “Com a câmara técnica, profissionais qualificados capacitarão e incentivarão as enfermeiras a se capacitarem. O Conselho de Enfermagem é que nos protege, ele tem um papel importantíssimo na formação dos profissionais e dá o apoio necessário para que o profissional faça o melhor trabalho onde estiver”, disse.

Dra. Gerusa explica que a visão de parto humanístico é importante para toda a sociedade. “O parto não é das instituições e sim da mulher e da sua família. Hoje, eu me sinto realizada pelos avanços que nós conseguimos, dos pais estarem presentes no nascimento dos filhos, isso cria vínculos afetivos eternos e a mulher vai se sentir segura para cuidar do seu bebê. É uma honra participar desse projeto e será um prazer ajudar, treinar e capacitar enfermeiros e técnicos de enfermagem para que as mulheres possam ser cuidadas e protegidas e para que a enfermagem obstetrícia possa crescer juntamente com toda a enfermagem do Distrito Federal”, finalizou.

A Comissão de Saúde da Mulher do Coren-DF tem como propósito analisar, discutir, avaliar, planejar e definir estratégias para otimizar o processo de trabalho e da prática profissional de enfermagem na área de saúde da mulher.

Coren-DF